5 sintomas durante o exercício que indicam problemas cardíacos

Em 14 de agosto, é celebrado o “Dia do Cardiologista”. A data foi criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2007, como uma forma de valorizar esse profissional e ressaltar a importância da saúde do coração. Além disso, a data também coincide com a fundação da própria SBC em 1943, o que acrescenta um componente histórico marcante à comemoração.

A importância de cuidar da saúde cardíaca
A saúde do coração é um assunto que merece atenção, pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, segundo dados da própria sociedade. Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração, e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. Por isso se faz tão importante o hábito de se consultar com o especialista em saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

O papel vital do cardiologista na prevenção e no cuidado de problemas cardíacos
O cardiologista é o profissional que pode identificar e tratar problemas cardíacos, como arritmias, pressão alta, infarto e insuficiência cardíaca. Ele também pode orientar sobre os fatores de risco e os hábitos saudáveis que ajudam a proteger o coração, como alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do estresse e do tabagismo.

“Para viver uma vida saudável e plena, é fundamental investir em cuidados com a saúde em geral, mas, principalmente, com o coração”, lembra o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista , focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “Vale sempre lembrar que se trata do órgão que bombeia sangue para todo o organismo; logo, é ele que mantém a vida das pessoas”, acrescenta.

Quando é indicado procurar uma consulta?
A consulta com o cardiologista é indicada principalmente quando a pessoa apresenta sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço excessivo, tonturas ou desmaios. Ademais, é recomendado fazer uma avaliação cardiológica anualmente a partir dos 45 anos para os homens e dos 50 anos para as mulheres, ou antes, se houver histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Os principais exames para avaliar a saúde do coração

O cardiologista pode solicitar e realizar diversos exames para verificar o funcionamento do coração , como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e ressonância magnética. Esses exames podem detectar alterações nas estruturas, no ritmo e na função do coração, além de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias.

A partir da consulta com um cardiologista, pode-se obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para cada condição, além de receber orientações personalizadas sobre como cuidar melhor da saúde cardiovascular e evitar complicações futuras.

Sintomas que podem indicar problemas cardíacos
Um momento apontado pelo Dr. Rizzieri como uma ferramenta poderosa para detectar problemas cardíacos precocemente é prestar atenção ao corpo durante a prática de exercícios físicos. Segundo o especialista, estes são cinco sintomas que podem indicar problemas cardíacos durante o esforço físico:

-Dor ou desconforto no peito : é preciso ficar atento(a) a sensações de aperto, pressão ou queimação;
-Falta de ar : a sensação de estar ofegante mesmo com um esforço leve pode ser um sinal de alerta;
-Palpitações : um ritmo cardíaco irregular ou acelerado durante o exercício deve ser ponto de atenção;
-Tontura ou desmaio : sentir vertigem ou desmaiar durante o esforço físico é, certamente, um alerta;
-Fadiga extrema : a sensação de esgotamento rapidamente, mesmo em atividades moderadas, merece atenção.

Por Mariana Paker – Do EdiCase