Patinação Artística de Cotia é destaque nacional

Há duas semanas o Jornal Cotia Agora mostrou o pioneirismo do Colégio Via Sapiens na formação de um time de hóquei sobre patins. O que muitas pessoas não sabem é que o colégio também tem aulas e um time de patinação artística.

Tudo começou em 2001 quando a direção do colégio observou que algumas alunas se interessavam pelo hóquei, mas com receio de que as meninas se machucassem praticando o esporte, tiveram a ideia de incluir a patinação artística como aula complementar. Decisão tomada, era hora de encontrar uma professora com conhecimento no esporte e que estivesse disposta a encarar o desafio.

Então surgiu uma menina de 16 anos que patinava desde os 5 e tinha a experiência de ter estudado e praticado patinação nos Estados Unidos e disputado diversas competições nacionais e internacionais. Assim, Paula Donati chegou ao Via Sapiens para encarar mais um desafio, dos muitos que viveu em sua vida.

No início apenas quatro alunas se interessaram pelo esporte. Mas com o passar do tempo, o interesse por parte das alunas aumentou, seja pelo incentivo de amigas que já praticavam ou pela curiosidade de um esporte que une charme, elegância e leveza. A maioria das atletas além da patinação praticam ballet, o que facilita em muito no aprendizado das coreografias.

A escolha da coreografia certa é fundamental no aprendizado e na apresentação. Paula tem a preocupação de ensinar as meninas com músicas atuais, que elas ouvem no rádio ou tv. “Não adiantaria eu colocar música antiga que elas não conhecem. As músicas atuais, que elas ouvem por aí, geram mais inspiração na hora de ensaiar a coreografia. Hoje, por exemplo, eu uso a música que era tema da novela Caminho das Índias”, disse Paula. O tempo de uma apresentação é em média de um minuto e meio, só que em competições oficiais, a música apresentada tem que ser apenas instrumental. A concentração de uma atleta é fundamental. A pressão em decorar a coreografia, se apresentar sozinha para o público e lembrar de cada movimento é muito grande.

A professora conta que hoje trabalha com 40 meninas de 3 a 17 anos. O esporte é dividido em categorias, por faixa de idade e por nível de conhecimento e aprendizado. Com dois meses de treino e dedicação, uma atleta é capaz de se destacar em cima dos patins. Os tombos no início são incentivos para as atletas se aperfeiçoarem. “Elas com o tempo aprendem a cair e não se machucam”, diz a professora, que como atleta, teve seus “tombinhos” também.

As meninas do Via Sapiens disputaram diversos torneios, conquistando excelentes classificações, troféus e medalhas. Algumas dessas competições são organizadas pela Liga Regional de Patinação Artística.

Segundo a professora, as atletas são disciplinadas. Sabem separar o profissional da amizade que tem com Paula. Aliás, assistindo um treino, é visível sentir um vínculo familiar entre as atletas e professora.

Um dos segredos para ser uma boa atleta de patinação é a questão material da prática. Ter um bom par de patins é fundamental para a desenvoltura do esporte. Um par de patins de boa qualidade custa na faixa de 400 reais. Os mais profissionais variam de 900 a 5 mil reais. O preço do equipamento acaba sendo um problema na hora dos pais comprarem. Alguns pais acabam achando que é apenas uma fase de “empolgação” de suas filhas em relação ao esporte e em certos casos compram patins de qualidade duvidável, o que pode comprometer a atuação e o aprendizado da aluna. “Um bom patins é 50% do desempenho da atleta”, salienta Paula.

Em dezembro haverá um festival de apresentação do Via Sapiens e uma das coreografias que já está sendo ensaiada é um tributo ao astro pop Michael Jackson, mas esse é um assunto que abordaremos em breve.

Paulinha

Paula Donati nasceu em Curitiba há 24 anos. Logo aos 5 foi treinar e aprender a patinação no São Paulo Futebol Clube, da qual é sócia desde a época. Durante anos se dedicou ao esporte e aos 9 teve o primeiro desafio na vida. Foi sozinha para os Estados Unidos se aperfeiçoar no esporte.

Depois, as viagens para a terra do Tio Sam se tornaram freqüentes e Paula conta orgulhosa que essa experiência lhe deu muita independência e maturidade, mesmo ainda sendo uma menina. Disputou diversos torneio nacionais e internacionais, sendo uma das atletas mais conceituadas no esporte no Brasil.

Só que o esporte precisa de investimento, dinheiro, patrocínio. Em um determinado momento da vida, pensou se conseguiria realizar-se profissionalmente no esporte e assim veio a decisão de estudar educação física e seguir a carreira na área. A patinação profissional teve sua carreira encerrada aos 21 anos, após a disputa de um Mundial. Apesar do amor ao esporte, Paula chegou à conclusão de que ele não lhe daria o sustento necessário.

Como já dava aulas no Via Sapiens desde os 16 anos, decidiu continuar com essa profissão e o desafio de formar novas atletas. Além disso, é responsável por atividades esportivas com a 3ª idade em Barueri.

Paula Donati foi escolhida em 2009 a Musa do São Paulo Futebol Clube, no Concurso Musa do Brasileirão, organizado pela Globo. Sãopaulina fanática, sócia do clube onde treinou e disputou diversos torneios de patinação, ela é do tipo de torcedora que vai aos jogos apoiar o time.

A beleza desta loira de 1,76 de altura chamou a atenção de produtores da TV Record. Ela foi convidada para um teste para dançarina do Programa do Gugu e arriscou em fazê-lo. Depois de cinco testes, passou. Hoje é uma das dançarinas do programa apresentado aos domingos e ela conta que está adorando este universo da TV. Do “chefe” Gugu, elogia, dizendo que o apresentador é uma pessoa simples, bem humorado e amigo.