Advogados entram com ação denunciando a Sabesp em Ibiúna

Os advogados Renan Godinho e Laerte Molleta protocolaram no final de agosto uma Ação Popular no Fórum de Ibiúna contra a Sabesp denunciando a mesma pelo despejo de esgoto (efluentes domésticos) sem qualquer tratamento diretamente nos Rios Una e Sorocabuçu.

Além de abastecerem Ibiúna, tais rios são os principais afluentes da Represa de Itupararanga, que é de onde provem a água potável para mais de 30 cidades da região, inclusive Sorocaba. Renan realizou diversos vídeos onde denuncia e faz diversos flagrantes do esgoto sendo jogado diretamente pela própria Sabesp em tais mananciais. A empresa nega tal acontecimento e diz que vem investindo pesadamente na ampliação das redes de coleta e tratamento de esgoto em Ibiúna.

Por outro lado, Renan afirma que conseguiu comprovar por fotos, vídeos, boletins de ocorrência junto a Polícia Ambiental, além de outros instrumentos, a gravidade do problema que já vem comprometendo a qualidade da água da Represa de Itupararanga. “Um levantamento Ufiscar de Sorocaba comprovou que o despejo de esgoto diretamente na represa e em seus afluentes está contaminando toda a flora e a fauna, além de colocar em risco a saúde de toda a população de Ibiúna e região. Bactérias altamente tóxicas ao ser humano já foram detectadas nestas águas. O problema não é iminente e, sim, atual. Diante deste quadro alarmante, eu e o Molleta, cidadão sorocabano, também preocupado com a situação, resolvemos mover esta Ação Popular”, explicou o autor da denúncia.

Ele acrescentou que necessita da ajuda de todos, pois vem enfrentando diversos obstáculos na luta para que cesse o despejo de esgoto e demais resíduos em Itupararanga e seus afluentes, fazendo um alerta: “parte da água que usamos para beber, cozinhar e até nos banhar, é captada do Rio Una, absolutamente contaminado. Recorremos à toda população para que compartilhem e nos ajude a combater tais ilícitos. Enquanto seres viventes, buscaremos um legado de trabalho e luta pelo meio ambiente e pelo povo. Essa situação não pode continuar assim”, desabafou Renan.

Há mais de 10 anos, o Jornal do Povo vem denunciando o despejo de esgoto a céu aberto pela Sabesp. Por diversas vezes o comerciante Donizete Sandroni denunciou o despejo de resíduos domésticos que ficava a menos de 50 metros de onde a Sabesp faz a captação de água que abastece Ibiúna, no Rio Sorocabuçu. Mas, a empresa sempre garantiu que a qualidade da água consumida pelas residências de Ibiúna é satisfatória e dentro dos padrões sanitários exigidos, sendo que desde então, poucas ações foram tomadas por parte da empresa no sentido de conter o despejo de esgoto diretamente em rios e córregos do município.

Por Thiago Albertim – Jornal do Povo