Globo perde audiência e streaming já lidera aos domingos

A Globo enfrenta uma debandada do público em 2023, ao menos é o que aponta a Kantar Ibope. Dados da empresa revelam que a rede carioca, líder de audiência desde o início dos anos 70, já vê o streaming na cola e chegou a ser ultrapassada por elas nas tardes do último domingo (22). O caso também aconteceu na última sexta-feira (20) e, embora não seja preocupante do ponto de vista comercial, pode afetar o canal a médio prazo.

O relatório do Ibope a que o NaTelinha teve acesso mostra índices que chamam a atenção. No domingo, entre meio-dia e 18h, momento em que a Globo apresentou a parte final do Esporte Espetacular, a Temperatura Máxima, a série Pluft e The Masked Singer Brasil, a emissora ficou com a média de 9,3 pontos, enquanto a soma dos serviços de streamings teve 10,0. Isso significa dizer que a maior parte do telespectador que ligou a TV no período da tarde, preferiu sintonizar uma plataforma a assistir a Globo.

Na sexta-feira ocorreu fenômeno semelhante, mas na madrugada. Enquanto a Globo foi sintonizada por 4,2 pontos e 21,5% das TVs ligadas, o streaming era visto por 4,8 pontos e 24,6% dos aparelhos que estavam ligados. Mesmo na tarde, quando a emissora carioca liderou, a diferença foi pequena, com a Globo obtendo 10,4 de média e o streaming ficando com 10,3.

Streaming vira líder de audiência aos domingos:
1º – Streaming – 10 pontos
2º Globo – 9,3 pontos
3º Record – 6,8
4º SBT – 5,9 pontos
5º TV paga – 4,4 pontos
6º Band – 1,1 pontos
7º TV Cultura – 0,4 ponto
8º RedeTV! – 0,1 ponto
Kantar Ibope – Grande São Paulo – 22 de janeiro de 2023 – horário: 12h às 18h

Por Daniel César, com Sandro Nascimento – Na Telinha Uol