Aos 75 anos, ex-padre de Cotia, Bispo Dereck pede sua renúncia ao cargo para Papa Francisco

O bispo Derek John Christopher Byrne, que atuava em Primavera do Leste e Paranatinga, a 239 km e 411 km de Cuiabá, respectivamente, renunciou ao cargo. O pedido foi aceito pelo Papa Francisco nesta semana, conforme um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na quarta-feira (7).

Dom Derek completou 75 anos em janeiro deste ano, idade na qual os bispos devem fazer seu pedido de renúncia, conforme o Código de Direito Canônico.

O bispo é irlandês, de Dublin, e religioso da Sociedade Missionária de São Patrício. Nascido em 17 de janeiro de 1948, fez sua profissão religiosa aos 21 anos, em 1º de outubro de 1969. Já a ordenação presbiteral foi em 9 de junho de 1973, em Killamote, Wicklow, Irlanda.

Trajetória
Antes do episcopado, dom Derek atuou em missões no Brasil e nos Estados Unidos. Entre 1973 e 1980, trabalhou na Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrate, em Cotia. Em nossa cidade, Padre Dereck fez muitos amigos e, mesmo depois que foi embora da cidade, voltou algumas vezes para visitar as famílias.

Me lembro de uma passagem quando eu era criança, jogando bola na casa da família Torrezani com os amigos e o padre Dereck e o padre João (outro irlandês que também atuou em Cotia) entraram na brincadeira com a gente, batendo uma bolinha. Me lembro de casamentos realizados por ele na paróquia e o meu avô Nho Nhô (Theodomiro de Castro Pedroso) tocando órgão. Padre Dereck deixou muitas saudades nos fieis de Cotia“, comentou o jornalista Beto Kodiak.

Nos dez anos seguintes, atuou em New Jersey, nos EUA. Também foi membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária de Saint Patrick, na Irlanda, entre 1990 e 2002.

Já em 2003, atuou na formação, na School of Applied Theology, em Oakland, EUA. Dom Derek retornou ao Brasil em 2004, quando assumiu a paróquia de Castanheira e atuou como consultor diocesano da diocese de Juína. Em 24 de dezembro de 2008, foi nomeado bispo de Guiratinga. A ordenação episcopal foi na sede da então diocese, no dia 22 de março de 2009.

Dom Derek John permaneceu no pastoreio de Guiratinga até 2014, quando foi nomeado o primeiro bispo de Primavera do Leste e Paranatinga.

Do G1 com informações do Jornal Cotia Agora