Apesar de ter virado Lei, instalação de ‘parklets’ nas ruas de Cotia não pegou

Em agosto de 2020 o Jornal Cotia Agora publicou com exclusividade sobre um projeto que virou Lei, criando os chamados parklets, vagas em ruas que são destinadas a virar canteiros com bancos e mesas, principalmente para comércios.

O parklet “Vagas livres” tem como principal objetivo a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público (calçadas). A instalação, conservação e remoção do parklet podem ser requeridas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado que obedecera a todos os requisitos técnicos e legais. Os proprietários de estabelecimentos comerciais localizados em vias e logradouros que atendam as exigências, podem solicitar a implantação de vaga viva na frente do respectivo imóvel.

Não pegou

Porém, o Projeto de Lei do então vereador Fernando Jão, mesmo virando Lei, não deu certo em Cotia e praticamente não há o uso desses espaços. Nossa reportagem rodou por Cotia, na região central e bairros, por Caucaia do Alto e Granja Viana e não há sequer um parklet instalado.

O motivo? Não se sabe. Questionamos a Prefeitura de Cotia sobre o assunto, se existe algum parklet já autorizado e instalado na cidade, e também qual seria o motivo de não ter adesão por parte de comércios e moradores em geral, mas não tivemos nenhuma resposta.

O que são os parklets

Criado nos anos 70 em New York, hoje muitas cidades do mundo tem adotado o sistema de ‘parklet’, que consiste em transformar vagas que seriam usadas para estacionar carros, em áreas de passeio público ou uso para comércios colocarem bancos para as pessoas que por ali circulam.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do espaço público e a vida dos habitantes, esses pequenos parques fazem as cidades ser mais convidativas. O parklet é um miniparque, isto é, espaço compacto de convivência implantado em locais anteriormente utilizados como estacionamento ou em terrenos baldios e em sobras de terrenos. Parklets podem possuir bancos, mesas, palcos, plantas, lixeiras, estacionamento de bicicletas, e também esta inovação: alguns têm até Wi-Fi. Outra exigência é que sejam abertos para a calçada, permitindo a visão ampla.