Após cassação de Ney Santos, Embu das Artes deve ter nova eleição

A Justiça Eleitoral de Embu das Artes realizou na quinta-feira (18) o procedimento de retotalização dos votos nas eleições de 2020, após cassado o prefeito Ney Santos. Com isso, emitiu o ofício comunicando o Tribunal Regional Eleitoral e indicando o dia 30/10, para a realização das eleições suplementares na cidade.

“Pelo presente, venho, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, em atenção aos artigos 216 e 217 da Resolução TSE nº 23.611/2019, solicitar seja designada data para a realização de novas eleições majoritárias no Município de Embu das Artes, considerando o julgamento do recurso no processo PJe nº 0600467-44.2020.6.26.0341, que manteve a procedência da representação em relação ao recorrente Claudinei Alves dos Santos, pelo qual passou à situação de anulados os votos dados à chapa primeira colocada, sugerindo que seja feita em conjunto com o eventual segundo turno das eleições gerais”, consta no ofício 083/2022, assinado pelo juiz eleitoral, Gustavo Sauaia.

Cabe ao TRE marcar a data para as novas eleições. A data indicada já consta no calendário eleitoral, uma vez que é o dia designado para o segundo turno. O retorno da ofício deve ocorrer nos próximos dias.

A chapa composta por Ney Santos e Hugo Prado foi afastada dos seus cargos em decisão proferida na sexta-feira (12), em processo por abuso do poder econômico. Já na terça-feira (16), o presidente da Câmara, Renato Oliveira (no centro da foto), assumiu a cadeira vaga de prefeito e deverá permanecer no cargo até a realização das novas eleições na cidade.

Do Primeiro Notícias