Bairros limítrofes de Cotia sofrem há décadas com falta de estrutura. Moradores prometem fechar rodovia

Há mais de 10 anos o Jornal Cotia Agora fez uma matéria sobre os bairros que ficam nos limites de Cotia com municípios vizinhos, mostrando o descaso da prefeitura em pontos mais longínquos da cidade.

Os bairros Remanso 1 e 2, que ficam à beira da Rodovia Bunjiro Nakao, em um ponto próximo Vargem Grande Paulista e Ibiúna são exemplos. Lá falta de tudo, como asfalto, rede de esgoto, a iluminação (onde tem) é precária, segurança e muito mais.

Para piorar, as recentes chuvas deixaram alguns pontos totalmente alagados, como mostrou em vídeo as redes sociais do Jornal Cotia Agora na quarta-feira.

Um dos moradores entrou em contato com nossa redação relatando os problemas e outros mais fizeram coro pedindo soluções, já que o carnê do IPTU chega regularmente, mesmo não tendo nenhuma melhoria ao bairro.
O descaso já começa na entrada do bairro, próximo à Bunjiro, onde crateras recepcionam quem pretende acessar as ruas.

Vejam alguns relatos de moradores:

Com a chuva, alagou tudo, ficamos sem luz. Terminei minha linda casa faz pouco tempo mas já quero ir embora, aqui é abandonado demais. Meus pais moram há 15 anos aqui, e desde que mudaram apenas duas vezes a prefeitura veio e fez manutenção nas ruas. Dizem que no plano deles já tem até rua asfaltadas aqui. Teve gente que com essa chuva perdeu carro, móveis. Já há um movimento para fazer protesto e fechar a Bunjiro em breve“, comentou o morador Bruno.

Os bairros Remanso 1 e 2 estão abandonados pela prefeitura há anos. Pagamos um IPTU caríssimo, todo ano vem aumento e não temos nenhum retorno. Triste demais. As ruas com crateras, sendo que consta como asfaltadas. Cadê o Prefeito? Venha nos visitar, venha ver o quão abandonado está nosso bairro“, disse a moradora Ana.

Pagamos um IPTU mais caro que na Granja Viana e todos os anos a mesma coisa. Esse ano de eleição aí aparece meia dúzia de candidatos, prometem um monte, mas nada acontece. Uma tristeza“, disse Cris.

Isso é reflexo dos anos de descaso desta prefeitura que recolhe os impostos e não aplica nos locais que deveria. As ruas estão cheias de crateras, a saída do bairro está quase dentro do posto de combustíveis, não há sinalização da rotatória, um descaso total. Bom lembrar este ano teremos eleição, as fraldas e os políticos precisam ser trocados constantemente e pelo mesmo motivo“, leitora Daniella.

IPTU caríssimo que deve estar sendo usado para ladrilhar com pedrinhas de brilhantes o São Paulo 2, porque aqui não temos asfalto, água encanada, esgoto, etc,etc. Nossas ruas viram rios quando chove e nosso bairro é completamente abandonado, sempre“, disse Regina.

É muito fácil maquiar a entrada do bairro com asfalto, mas tem que pensar nas famílias que pagam todo mês seus impostos porém a prefeitura deixa a desejar com as manutenções, nunca vi na vida um bairro tão abandonado e com o IPTU tão alto, com as ruas detonadas, com os matos cobrindo os fios, e vários outros problemas que não devem nem saber porque sequer passam lá“, disse Lucas.

No ano passado o Jornal Cotia Agora questionou a Prefeitura em relação a alguns bairros abandonados, como o Remanso, e a promessa era de que havia planos de incluir algumas ruas no programa Asfalto Novo e que estaria em estudo para 2024, mas até o momento não há nenhuma novidade sobre o assunto.

Sobre a atual situação, a Prefeitura de Cotia respondeu nosso questionamento dizendo que as equipes da Regional de Caucaia do Alto estarão nos próximos dias fazendo manutenção nas ruas do bairro.