Black Friday: cuidados essenciais para evitar golpes e fraudes
Com a chegada da Black Friday, um dos maiores eventos de compras do ano, as expectativas de consumidores e empresas são elevadas. No entanto, junto com as oportunidades de bons descontos e promoções, aumentam também os riscos de fraudes e golpes, especialmente em um cenário de transações digitais.
O advogado Rafael Caferati, do Escritório Jobim Advogados, alerta para os cuidados que todos devem ter ao realizar compras durante este período. Embora a Black Friday seja uma excelente oportunidade para adquirir produtos e serviços a preços promocionais, os consumidores devem estar atentos a alguns sinais de alerta para evitar cair em golpes.
Cuidado com sites falsos e promoções irresistíveis
Golpistas costumam criar sites falsos que imitam grandes lojas de e-commerce. “Para garantir a autenticidade da loja, verifique se o endereço do site começa com “https://” (o “s” indica que a comunicação é segura) e se há um cadeado ao lado da URL. Além disso, desconfie de promoções que parecem boas demais para ser verdade, como descontos excessivos ou preços muito abaixo da média de mercado”, ressalta Rafael.
Atenção aos dados pessoais e formas de pagamento
“Jamais forneça informações bancárias, como números de cartão de crédito ou senhas, em sites não confiáveis ou por e-mail. Desconfie de qualquer solicitação de pagamento fora das plataformas oficiais ou de pedidos de transferência bancária para pessoas físicas”, destaca o advogado. Utilize sempre métodos de pagamento seguros, como plataformas de pagamento integradas e com histórico de confiabilidade.
Verifique a reputação das lojas
Antes de realizar a compra, pesquise sobre a reputação da loja ou vendedor. Para Rafael, é importante “consultar avaliações em sites especializados, redes sociais e buscar feedback de outros consumidores. Lojas confiáveis geralmente têm avaliações positivas e, em caso de problemas, oferecem o suporte adequado”.
Leia atentamente as condições de compra
Antes de finalizar qualquer transação, leia com atenção as políticas de devolução, troca e garantia dos produtos. “Confira também se a loja oferece canais de comunicação eficazes e explícitos para resolver eventuais problemas. Desconfie de lojas que não fornecem esses detalhes ou apresentam dificuldades em comunicar-se com o consumidor”, avalia Rafael.
Desconfie de e-mails e mensagens suspeitas
Durante a Black Friday, muitos consumidores recebem e-mails ou mensagens de texto que supostamente oferecem descontos exclusivos. O advogado enfatiza que “esses comunicados podem ser uma tentativa de “phishing”, em que criminosos tentam roubar suas informações pessoais através de links fraudulentos. Verifique a origem dessas mensagens e evite clicar em links desconhecidos. Quando for possível, acesse diretamente o site da loja digitando o endereço na barra de navegação”.
Cuidado com as políticas de parcelamento e juros
É comum, durante a Black Friday, o oferecimento de parcelamentos atrativos. “É importante que o consumidor esteja atento às condições de pagamento e às taxas de juros cobradas, que, em alguns casos, podem ser elevadas. Sempre calcule o valor total da compra antes de realizar qualquer transação”, finaliza.
Sobre o Jobim Advogados Associados
O Jobim Advogados Associados, um dos mais antigos escritórios de advocacia do país com mais de 109 anos de existência, se traduz em equipes de profissionais especializados, atuando a partir dos mais elevados princípios da moral e ética, construindo a história dos próximos cem anos por meio da criação e adoção de novos conceitos, ligados às novas formas de enxergar a advocacia do futuro. Realizamos uma advocacia multidisciplinar, focada no presente, olhando para o futuro e trazendo consigo a experiência do passado.