Capital vai ter novo terminal hidroviário de passageiros

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou que a viagem inaugural do transporte hidroviário entre o Cantinho do Céu, no Grajaú, e o Mar Paulista, na região de Pedreira, será realizada em fevereiro. O projeto foi batizado como Aquático SP e promete fazer a ligação entre os bairros da zona sul da Capital pela represa Billings em 15 minutos.

Caso seja concretizado, será o primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade.

“Vamos inaugurar em fevereiro, com barco com poltrona de avião, ar-condicionado e televisão”, explicou Ricardo, ao lado do governador Tarcísio de Freitas, durante agenda na zona sul na última quarta (17).

Segundo o prefeito, quem mora no Grajaú gasta atualmente até uma hora e meia para chegar em Santo Amaro pelas avenidas Dona Belmira Marin e Senador Teotonio Vilela, e esse tempo vai ser baixado para 15 minutos.

Em contato com a Gazeta, a SPTrans confirmou que está preparando a operação assistida do primeiro trecho do Aquático SP, entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista. A embarcação terá capacidade para 60 passageiros e mais dois espaços para cadeiras de rodas.

O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O modal será implantado inicialmente apenas na represa Billings.

Ainda segundo a SPTrans, a chegada das embarcações ocorrerá de maneira gradativa, paralelamente à realização das obras de adequação na região.

Não foi informado quantas embarcações haverá no total e o custo total da operação. Também ainda não há esclarecimentos sobre os custos da passagem, mas a expectativa é que o valor seja o mesmo dos ônibus municipais, que hoje é de R$ 4,40.

Por Bruno Hoffmann – Gazeta de SP
https://www.gazetasp.com.br/estado/nunes-anuncia-inauguracao-de-terminal-hidroviario-na-zona-sul-de-sp/1133528/