Cavaleiro de Cotia vence prova no Desafio Carro e Cavalo

O público presente no quinto e último dia de provas do Longines Indoor 2016 foi presenteado com galopadas em alta velocidade dos animais e derrapadas emocionantes de um Porsche Macan, em pleno picadeiro coberto da Sociedade Hípica Paulista durante o intervalo das duas passagens do GP Longines, na tarde de domingo (9).

O Desafio Carro e Cavalo contou com doze duplas formadas por cavaleiro e piloto desafiando o cronômetro. Após saltar oito obstáculos, o atleta descia da montaria e ingressava no automóvel, no banco do passageiro, para cumprir o percurso ao lado do piloto parceiro.

A soma dos tempos dos dois percursos, carro e cavalo, levou à vitória a dupla Thales Marino e Beto Gresse, com 76s12.

Thales Marino é morador de Cotia, na Granja Viana e uma das revelações do hipismo brasileiro.

Beto Gresse, consultor e piloto da Porsche Cup, viveu uma situação única na carreira, uma vez que nunca havia pilotado em pista destinada aos cavalos. “Foi muito bacana. Diferente de tudo que já fiz até hoje, em 21 anos pilotando. É uma diversão. Quando recebi o convite fiquei muito feliz, mas não sabia nem o que esperar. Me falaram que eu iria dirigir dentro do picadeiro, na terra, algo muito diferente do asfalto. Quero ter mais domingos como esse”, destacou Beto, de 31 anos.

IMG_8552-copyParceiro de Beto, o jovem Thales Marino também disputou pela primeira vez o Desafio. “É uma prova bem emocionante. Ela é festiva, porque não tem pressão de fazer o zero, mas sim de se divertir e levantar a torcida”, contou Thales, de 15 anos, campeão brasileiro mirim de 2015. “Como é por cronômetro, tentei ir o mais rápido possível e fazer sempre o traçado mais curto e o curvas fechadas com um bom galope. Dentro do carro é bem diferente. Na última curva o Beto foi deslizando, parecia até que ia capotar de tão rápido que estávamos”, completou o atleta da Granja Viana.

Thiago Ravhy e Bruno Mesquita ficaram em segundo lugar, com o tempo de 76s84, enquanto Jorginho Muylaert e Henrique Tielas completaram o pódio, em 83s24. Campeão em 2015, Chico Serra enalteceu a iniciativa do evento, apesar de não ter ficado entre os primeiros. “É muito legal. Ganhei no ano passado e fui mal neste, mas independente disso é muita curtição. É uma prova para dar uma quebrada na seriedade das disputas nacionais e internacionais, legal para o público e para quem participa. Dirijo carros de 400 cavalos, que são mais fáceis de domar do que esse sozinho que os cavaleiros montam”, avaliou Chico Serra.

Classificação do Desafio Carro e Cavalo

1-Thales Marino / Beto Gresse: 76s12
2-Thiago Ravhy / Bruno Mesquita: 76s84
3-Jorginho Muylaert / Henrique Tielas: 83s24
4-Marco Antônio / Maurizio Sala: 85s51
5-Pedro Muylaert / Pedro Boesel: 86s39
6-Rafael Ribeiro / Rodrigo Hanashiro: 88s41

O Longines Indoor 2016 reuniu 300 cavaleiros e amazonas entre os melhores do Brasil desde quarta-feira (5). O concurso, com 22 provas, distribuiu premiação total de R$ 330 mil e teve organização da Sociedade Hípica Paulista com supervisão da Confederação Brasileira de Hipismo e chancela da Federação Equestre Internacional.

Do Maxpressnet – Fotos: Luís Ruas