“Cemitério” de campanha do trânsito gera revolta em moradores de Cotia. “Mau gosto”, desabafou munícipe

Por Bruna Santana – Repórter

A campanha Maio Amarelo acontece há alguns anos e visa conscientizar a população sobre os perigos no trânsito e é um mês de muitas orientações aos motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre os cuidados a serem tomados para evitar acidentes.

Mas, neste ano, a Setram – Secretaria de Trânsito e Mobilidade usou a área do retorno e acesso ao centro de Cotia para alertar a população, mas a campanha impactou de uma forma negativa, para muitos, de mau gosto.

Foram colocadas ‘sepulturas’ onde cada uma lembra um tipo de acidente de trânsito, como mostram as fotos, porém, o Jornal Cotia Agora recebeu de sábado até esta segunda, muitas reclamações e comentários sobre a ação.

É de extremo mau gosto essa campanha. Se fosse em outra época, tudo bem, para impactar os motoristas a tomarem mais cuidado, mas estamos ainda em uma pandemia, muita gente perdeu ente querido, como eu que perdi pai e irmã e amigos pro covid. Ainda tem uma ferida na alma e coração de muita gente e você passa pela entrada da cidade e se depara com um cemitério, achei de extremo mau gosto e inoportuno. A campanha é importante, mas deveriam fazer pedágios, panfletagens e outros meios de comunicar a população“….Esse é o relato da moradora Alice.

Um comerciante da região também fez coro a vários outros munícipes: “Gostaria de saber do Sr. secretário Brechó sobre de quem foi a ideia. Tem sim que conscientizar a população, mas não desta forma ridícula. Em outros países é comum campanha assim, com mortes e para chocar mesmo os motoristas, mas estamos ainda em uma época de tristeza, com muitas mortes por conta do covid. Uma insensatez demasiada“, desabafou César.

Entramos em contato com a Setram, que enviou a seguinte nota: A Setram se solidariza com todas as famílias e amigos que perderam entes queridos para a Covid-19, para outras doenças e em acidente de trânsito. A campanha Maio Amarelo 2022 traz um cenário, de fato impactante, mas com o intuito de alertar a população de que a morte por acidente viário é uma morte evitável, enfatizando que, caso infrações às normas de conduta no trânsito não sejam respeitadas (por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres) graves acidentes e acidentes fatais podem acontecer.