Cenoura de Vargem Grande Paulista é destaque da semana na Ceagesp
O produto destaque da semana no atacado da Ceagesp é a cenoura. Ela foi cotada na última segunda-feira (29) pela Sedes – Seção de Economia e Desenvolvimento a R$ 2,05/kg, o que significou uma redução média anual de 42,3% quando comparado à cotação de R$ 3,55/kg na mesma época do ano passado. A redução também foi expressiva no quadro mensal: 50,0%.
Vargem Grande Paulista é a segunda cidade em um ranking de cidades produtoras e que abastecem a Ceagesp, com mais de 9,7 toneladas.
A cenoura, da família Apiaceae, a mesma de salsinha, aipo, coentro, erva-doce e nabo, é originária de áreas temperadas da Ásia Central (Índia, Afeganistão e Rússia). Trazida ao Brasil pelos portugueses, acredita-se que as primeiras plantações ocorreram no século 19, no RS. A sua difusão, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, só aconteceu depois da imigração de outros povos europeus e asiáticos.
É um alimento essencial não apenas por fornecer carboidratos e sais minerais, mas também por ser uma rica fonte de vitamina A, fundamental para a saúde ocular, prevenindo cegueira noturna e xeroftalmia, além de promover o crescimento saudável das crianças. Geralmente consumida crua ou cozida, a cenoura pode ser ralada ou fatiada em saladas, mas sua versatilidade a torna ingrediente popular em bolos, sopas, pães, tortas, sucos, suflês e doces. No mercado alimentício, a raiz é amplamente utilizada para produzir minicenouras e ingredientes processados, como seletas de legumes, iogurtes e papinhas.
Existem dois principais tipos de cultivares de cenoura: as de inverno e as de verão. Cada tipo apresenta características distintas em termos de formato das raízes, resistência a doenças e, principalmente, na época de plantio. Graças a essas características, é possível cultivá-las durante o ano todo em uma mesma região, desde que se escolha a variedade adequada para as condições climáticas de cada estação. Os períodos de maior produção são durante os meses de dezembro e janeiro.
Confira as características dos grupos de cenoura disponíveis no Brasil:
-Nantes ou Inverno: formato cilíndrico, ponta arredondada, pele lisa, coloração laranja intensa e pescoço pequeno.
-Brasília ou Verão: formato cilíndrico, pele pouco lisa, coloração laranja clara, pescoço grande.
-Kuroda: formato cônico, ponta arredondada, coloração laranja intensa e pescoço pequeno.
Uma das hortaliças mais plantadas no mundo, seu cultivo inicia-se com a semeadura direta no solo, com as sementes sendo distribuídas de forma uniforme em linhas contínuas nos sulcos preparados. O período de colheita varia entre 80 e 120 dias após a semeadura, dependendo do cultivar utilizado, das condições climáticas e dos cuidados culturais aplicados.
Em 2023, o ETSP – Entreposto Terminal São Paulo registrou a entrada de 74.326 toneladas de cenouras, com a maior parte delas vindo do estado de SP, que representou 76,1% do total, seguido por MG, com 19,7%, e GO, com 1,3%. Essa porcentagem se reflete no ranking dos municípios com mais entradas no ETSP (toneladas):
-Piedade (SP) (42.332,65, ou 57%);
-Vargem Grande Paulista (SP) (9.717,07 ou 13,1%);
-Santa Juliana (MG) (6.821,60, ou 9,2%);
-Uberaba (MG) (5.396,62, ou 7,3%);
-Tapiraí (SP) (2.846,86, ou 3,8%);
-São José do Rio Pardo (SP) (942,53, ou 1,3%).
Informações da Ceagesp SP