Futsal: Ex atleta de Cotia, Susana Reis volta ao Brasil após passagem pela Rússia para jogar em Chapecó
Susana Reis, ou Su Reis, jogou parte de sua carreira no futsal feminino no Kurdana Cotia, time que representava a cidade em competições estaduais e também na Liga Nacional. O Kurdana marcou época na cidade, revelando várias atletas para o futsal do país.
O tempo passou e o time não teve mais apoio da Prefeitura de Cotia, que simplesmente abandonou, por volta de 2014, o time e as atletas. Daí pra frente, cada uma seguiu seu rumo, como Susana, Aline Lum, Arine, Deisid, Katita, entre outras. Aliás, a árbitra FIFA, Charly Wendy Straub Dereti, foi jogadora do Kurdana Cotia.
Mas, voltando a Su Reis, a pivô foi anunciada como novo reforço da Female Futsal Chapecó para a sequência da temporada de futsal. A Female Futsal é uma das gigantes do futsal brasileiro, tendo títulos importantes como três Mundiais das Nações, duas Libertadores, seis Ligas Nacional, sete Taças Brasil e 9 vezes campeã catarinense.
Carreira da Susana
Susana começou sua carreira no futsal um pouco antes do Kurdana Cotia. Depois de passar pela cidade, foi atuar no Taboão/Magnus e após alguns anos, se transferiu para o Normanochka, na Rússia.
Entre suas principais conquistas, estão a Copa da Rússia (2023), a Libertadores da América (2022), a Taça Brasil (2017) e a Copa do Brasil (2019, 2020, 2022), além de cinco títulos do Campeonato Paulista.
Su Reis também já defendeu as cores da Seleção Brasileira em duas convocações, em 2019 e 2021, conquistando o Grand Prix de Futsal Feminino. Hoje ela é uma veterana de 41 anos, mas com muita bola pra rolar e títulos a conquistar.
Informações: Beto Kodiak e Female Futsal
Fotos: Kurdana (Beto Kodiak) e Female (divulgação)