Cidades da região oeste fecharam 4,1 mil vagas de emprego em fevereiro

Pelo segundo mês consecutivo, este ano, o mercado de trabalho da região Oeste registrou saldo negativo.

Foram 4196 vagas fechadas em fevereiro, segundo números divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a partir do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Esse número se soma a outras 4,6 mil vagas já fechadas em janeiro. Com isso, este ano, o mercado de trabalho já perdeu 8,7 mil postos de trabalho com carteira assinada.

O mau desempenho de fevereiro foi puxado principalmente pelas cidades de Osasco e Barueri, que também estão entre as que mais demitiram, no Estado de São Paulo, durante o mês passado. Somente em Osasco foram fechados 1341 postos, o 6º pior desempenho entre os municípios paulistas com mais de 10 mil habitantes, segundo levantamento do ministério. Já em Barueri foram outros 1183 cortes, o 8º pior resultado.

Outras quatro cidades também ficaram no vermelho em fevereiro. Itapevi viu seu mercado perder 618 vagas formais. Em Santana de Parnaíba, foram mais 544 cortes. Já em Cotia, foram eliminadas 461, enquanto Jandira perdeu 71 pontos.

As únicas exceções, nessa tendência, foram Pirapora do Bom Jesus e Carapicuíba. Mas, ainda assim, em números insuficientes para reverter essa tendência. Carapicuíba fechou fevereiro com 16 vagas geradas, enquanto Pirapora somou 6.

Houve resultado negativo também, em nível nacional, no quesito emprego, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o instituto, a taxa de desemprego no país atingiu 9,5% no trimestre encerrado em janeiro. Foi o maior nível registrado pela pesquisa, que começou a ser feita em 2012.

Por Erica Celestini – Webdiario