Coluna de Rafael Oliveira: Ghost, banda sueca e seu papado

O álbum “Prequele” lançado em 2018 pela Banda Ghost é um álbum que venho apreciando meticulosamente, apesar da qualidade fantasmagórica e contundente da banda em usar adornos e roupas do “papado” do Vaticano, que ao meu ver acho bem oportuno…desculpe aos católicos, mas sinceramente as coisas que acontecem por trás do Vaticanos, estão além dos princípios cristãos como o pregado pelo Salvador Jesus Cristo.

Mas não estamos aqui para falar de religião e sim de música boa. A banda de Ghost de longe provou ser inovadora no uso de seus sons, uma miscelânea musical empregada nos mais diversos estilos do rock, combinando sons eletrônicos e partículas de sombridade e terror.

Muitos cristãos chamariam de “Banda Herética Demoníaca”, mas não julgo um trabalho apenas pela performance e sim pela qualidade e personalidade dos envolvidos, ou seja, é bem mais profundo o processo.

A Banda Ghost após um show realizado na Cidade do México, trouxe para o vocal “Tobias Forge” o novo Papa Emeritus IV, que inclusive há alguns vídeos na internet mostrando a transformação do “Cardinal” (Cardeal) em Papa, é incrível como algo tão simbólico e prestigiado no mundo inteiro, se torna uma apresentação de palco sombria e temerária.

Cada álbum e turnê do Ghost conta com um personagem diferente assumido por Tobias Forge. Nos três primeiros, eram versões diferentes de Papa Emeritus, indo do número um ao três. Já para “Prequelle”, Papa Emeritus III foi retirado de sua função para que Cardinal Copia chegasse.

Mas seguindo com as minhas impressões do disco “Prequele”:
O disco se inicia com uma música “intro” chamada “Ashes” que torna a sombridade do disco característico, com o som de uma criança ao fundo e a presença do teclado órgão ao fundo como uma marcha fúnebre e fantasmagórico. Eu sou sincero curti bastante.
A segunda faixa, mais tipicamente um hard rock bem articulado – “Rats”, inclusive já toquei essa canção inúmeras vezes no Programa Garimpo (Rádio Meteleco. Net), possui um clipe bem arranjado e bem produzido, vale a pena notar a performance do personagem “Cardinal Copia” no clipe.

Já a terceira faixa explode a canção “Faith” é com a tematica da lobotomia, um “procedimento medieval” psiquiátrico usado para acalmar “mentes de pessoas perturbadas”, quem conhece o procedimento sabe o quão bizarro ele se parece.
Os antigos da época usavam uma especie de picador de gelo e um pequeno martelete e usavam para perfurar e danificar pequenos nervos cerebrais acima do olho do paciente, unicamente para que suas mentes pudessem se acalmar e evitar choques e surtos pessoais. Como eu disse estranho e bizarro.

Na medida que o clipe vai rolando, o procedimento de lobotomia vai sendo realizado em um paciente, as letras da canção vão subindo, um cenário completamente insano.

As faixas seguintes são canções mais mornas, mas interessantes de serem ouvidas como: “See The Light” e “Miasma”.
Na sequencia retoma o folego com a faixas musical “Dance Macabra” que também ganha um clipe musical, onde os principais atores frequentam uma festa, provavelmente na Transilvania, chegando lá encontrando com atores usando mascaras do tempo da peste negra e inúmeras mulheres dançando e se divertindo, ocorrendo a transformação de um dos personagens em Papa Emeritus III da antiga dinastia.
Sem dúvida nenhuma a banda Ghost consegue ser competente ao produzir cada uma das faixas musicais e levar ao entretenimento e a loucura o seu público, algumas canções me rementem a pensar no uso de recursos que bandas com Pink Floyd e a banda Yes já usaram. Aparência talvez.

As faixas seguintes são bem produzidas também, mas encerro as com minhas impressões sobre as músicas acima.
Vamos ao disco:

https://www.youtube.com/embed/k6jCmAHMnxg?feature=oembed

Acesse os canais de mídia – Instagram: @thebandghost

Por Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).