Psicóloga Fernanda Piva: Relacionamento abusivo

Nos últimos dias muito tem se falado sobre relacionamentos abusivos, e casos de violência física, psicológica e até morte tem aumentado consideravelmente.

Muitas pessoas vivem um relacionamento abusivo e nem percebem. E o pior, é comum acharmos que em uma relação amorosa sempre o homem é o abusador e a mulher a vítima, mas o abuso também acontece invertendo os papéis.

Não se trata apenas de relacionamentos amorosos, também acontece entre amigos, em ambiente profissional ou familiar.

Se você vive algum tipo de relacionamento que faz com que você se sinta mal consigo mesma, que sofra com a autoestima baixa, insegurança, ansiedade ou depressão, cuidado!

Um relacionamento sadio não traz sofrimento, te deixa leve, pode haver discussões ou algo parecido, mas não te oprime, não te afasta das pessoas, não faz você se sentir incapaz, não te ameaça, entre outras coisas.

Às vezes você está tão envolvida nesse relacionamento que não consegue identificar o domínio que ele está tendo sobre você e sobre sua personalidade.

Você se sente culpada por tudo e acha que tudo que o abusador faz é para o seu bem, porque te ama, cuida de você e te protege. Assim ele te faz pensar.

Não é fácil compreender e aceitar que, está preso em um relacionamento destrutivo. Ninguém tem o direito de fazer com que você se sinta inferior, sem o seu consentimento.

O primeiro passo para sair de um relacionamento abusivo é enxergar que vive uma relação assim. Em segundo lugar, querer mudar essa situação. O acompanhamento de um psicólogo também é bastante positivo nesse processo onde a vítima está se desfazendo do relacionamento abusivo.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.