Psicóloga Fernanda Piva: Quando as expectativas dos pais se tornam um fardo aos filhos

Você já parou para pensar nas expectativas que os pais depositam em seus filhos? A cobrança por sucesso, conquistas e aprovação pode ser avassaladora, muitas vezes gerando pressão e ansiedade nos jovens.

Recentemente, pudemos observar um exemplo disso no reality show Big Brother, com a participante da Alane.

Alane, uma jovem talentosa e carismática, entrou no programa cheia de sonhos e expectativas. No entanto, ao longo da competição, pudemos ver como a pressão dos pais sobre ela afetava sua autoconfiança e autoestima.

Os comentários sobre suas escolhas, suas atitudes e até mesmo sua aparência deixaram marcas profundas. Essa situação nos faz refletir sobre a importância de um ambiente familiar saudável, onde os pais possam incentivar e apoiar seus filhos, sem projetar suas próprias expectativas e frustrações.

É fundamental lembrar que cada indivíduo tem sua própria jornada e que o sucesso não pode ser medido apenas por conquistas externas. É importante lembrar que a felicidade e o bem-estar dos filhos devem estar em primeiro lugar.
Ao invés de criar expectativas inalcançáveis, os pais podem oferecer suporte emocional, encorajar a autenticidade e valorizar o crescimento pessoal.

Dessa forma, os jovens terão a liberdade de explorar seus próprios caminhos, descobrir suas paixões e desenvolver suas próprias habilidades. Lembre-se, pais e mães, o amor e o apoio incondicional são os melhores presentes que vocês podem dar aos seus filhos.

Permitam que eles sejam quem são, sem a pressão de corresponder a padrões externos. Assim, estarão construindo uma base sólida para que eles se tornem adultos confiantes e realizados.

Como psicóloga, é fundamental estar atenta a esse tipo de situação e auxiliar tanto os pais quanto os filhos a desenvolverem uma comunicação saudável e compreensão mútua. É necessário criar um ambiente onde as expectativas sejam realistas e flexíveis, permitindo que os filhos possam se desenvolver de acordo com suas próprias capacidades e interesses.

E dessa forma os pais também se poupam de carregar frustrações e mágoas futuras dos filhos não serem da forma que eles gostariam que fossem.

Com carinho,

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. email: [email protected] Instagram:https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/