Psicóloga Fernanda Piva: Será que ser tão boazinha e fazer sempre tudo para agradar os outros é bom?

O estado de extrema passividade pode estar sendo visto como uma qualidade, quando na realidade, não é positivo. Será que essa menina boazinha sabe dizer não de forma segura?

Ou sempre faz tudo para agradar, porque tem dificuldades em dizer não ou em ser aceita? Vale lembrar que rotular as pessoas não traz vantagens. E que entre sempre aceitar tudo, ou nunca aceitar nada, também existe um meio termo. Que é a assertividade.

“Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.” Nesse ponto que precisamos trabalhar.

Muitos adultos passam a vida lutando para dizer “não”, e normalmente esse desejo de agradar excessivamente começou na infância e ele carregou e carrega por toda a vida.

Saber disse não é libertador, em situações que nos desagradam, nos prejudicam, machucam e sem achar que estamos devendo ou magoando alguém. Pense nisso!!

Se você tem dificuldades em dizer não, faça Terapia. As pessoas devem gostar de você como você é! Agende Já sua consulta online ou presencial.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.