Psicóloga Nivea Guterres. Casamento e Carreira: Uma relação tão delicada!

Mesmo nos tempos atuais, presenciamos ainda um grande número de mulheres vivendo como se carreira e casamento representassem paradoxo. O papel da mulher não mudou tanto assim nos tempos atuais, afinal cuidar da casa, dos filhos, e do marido continuam sendo atribuições delas. Mudança mesmo ocorreu na mentalidade feminina que passou a sonhar mais e, principalmente, foi em busca dos seus sonhos.

A mulher atual almeja sua realização profissional, quer aprender, desempenhar funções desafiadoras. No entanto, não raras vezes, esbarra em um grande dilema: conciliar o lar e a carreira. E quando o marido é do tipo que tem sempre uma desculpa para não a apoia: “você não precisa trabalhar” ou “as crianças precisam de você”, então a coisa realmente se complica, mulher passa a ter culpas.

Até hoje existem mulheres que renunciam a seus sonhos depois que casam e mais tarde, claro, se arrependem, pois, a vida é cheio de mudanças não previsíveis. Sabemos que toda escolha gera perdas, mas acredito que a mulher precisa analisar muito bem antes de abrir mão de seus anseios profissionais. Além de que os filhos crescem e tomam os próprios rumos e o arrependimento pode ser tardio.

Deve-se ter um diálogo franco com o marido isso é sempre muito positivo. Através dele a mulher pode manifestar seus sentimentos e falar de forma compreensível sobre suas aspirações. É importante que o casal busque encontrar um ponto de equilíbrio que promova a satisfação de ambos e se enquadre harmoniosamente. Quando o marido entende que a esposa deseja a concordância dele, torna-se mais flexível, pois não se sente confrontado. O conflito só afasta a solução.

Sabemos que, quando o casal se entende, tudo fica mais fácil e as funções domésticas podem igualmente ser conversadas e acordadas. Claro que haverá um esforço das duas partes, mas nada que uma adequada organização do tempo não consiga resolver. Muitas mulheres dão provas de que isso não só é possível, como totalmente viável e satisfatório.

É fundamental, que você mulher não se acomode, abrindo mão de seus sonhos, pois ninguém pode ser feliz alienando-se de seus próprios ideais. Lembrando Fernando Pessoa: “Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”.

*A psicóloga clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. www.niveaguterres.com.br – Telefone: 9-7372-1087 – facebook – Consultório de psicologia Nivea Guterres