Coluna do Dr. Danylo: Atendimento à crianças – Parte 2

Neste mês de outubro, que se comemora o Dia das Crianças, vamos continuar tirando as principais dúvidas a respeito do tratamento odontológico infantil. Na coluna passada, falamos que as crianças devem passar desde cedo com o dentista, visando tratamentos preventivos e orientação dos pais, pois estes auxiliam na saúde bucal da criança.

APLICAÇÃO DE FLÚOR, LIMPEZA E SELANTES
É consenso dizer que prevenir é melhor do que remediar. Assim, como a escovação e o uso de fio dental após as refeições, levar as crianças regularmente ao dentista é essencial na prevenção de doenças bucais, sendo a principal delas a cárie.

A aplicação de flúor feita no consultório pelo dentista controla o desenvolvimento de cáries, pois remineraliza os dentes, deixando-os “mais fortes”. Sua aplicação deve ser feita assim que o dente aparece na boca, pois quando ele nasce (erupciona) na boca, se encontra menos mineralizado. Limpezas feitas no consultório ajudam a remover placas que eventualmente não são removidas durante a escovação, evitando a formação de cáries em locais de difícil acesso da escova.

Os selantes podem ser aplicados nos dentes logo que aparecem na boca. Normalmente, utiliza-se selantes que contenham flúor, já que este é constantemente liberado na boca promovendo a remineralização dos dentes, evitando a formação da cárie. Limpeza, aplicação de flúor e selantes são procedimentos mais fáceis de serem realizados, normalmente não precisa de anestesia odontológica, o que torna o atendimento tranquilo e sem traumas.

LEIA MAIS: Coluna do Dr. Danylo: Atendimento odontológico à crianças – Parte 1

MEU FILHO ESTÁ COM CÁRIE E AGORA?

A doença cárie é causada pelo acúmulo de placa. Alguns microrganismos da boca, ao “digerirem” os açúcares presentes na placa ou biofilme, produzem ácidos que corroem a estrutura do dente, até que formem cavidades. Em uma fase inicial, a cárie pode não causar dor e ser facilmente removida. Na cavidade formada após sua remoção, é preciso realizar a restauração, para que se devolva a forma, função e estética do dente. À medida que a cárie aumenta de tamanho, pode causar incomodo durante a alimentação ou ingestão de líquidos.

Se nada for feito, a cárie atinge a região mais interna do dente, a polpa, que é formada por vasos sanguíneos e responsável pela enervação do dente. Nestes casos, é comum a criança sentir dor intensa e é indicado o tratamento de canal.

SE FAZ CANAL EM DENTE DE LEITE?

Quando o dentista diz aos pais que há a necessidade de realizar o tratamento de canal do dente de leite, é comum ser questionado se a melhor alternativa não seria a remoção do dente decíduo (de leite). Em algumas situações, a remoção do dente pode ser considerada, mas para tomar essa decisão é preciso analisar a cronologia (idade que o dente de leite será substituído pelo dente permanente). Uma radiografia feita no consultório pode auxiliar na decisão entre o tratamento de canal do dente ou sua remoção.

Acontece que, em muitos casos, a criança ainda tem 04 ou 05 anos de idade e o dente em questão só será substituído aos 11, 12 anos. Sua remoção precoce acarreta a movimentação dos dentes vizinhos, comprometendo o encaixe correto dos dentes (oclusão). Este problema pode interferir também no encaixe dos dentes permanentes, devido a perda de espaço que ocorre quando um dente decíduo é removido precocemente. Casos em que não há a possibilidade de tratar o canal (quando o dente encontra-se com sua estrutura comprometida) é necessário que sejam confeccionados aparelhos mantenedores de espaço, para que a criança não tenha problemas de oclusão.

QUAL A MELHOR IDADE PARA COLOCAR APARELHO?

Existe um mito de que a melhor idade para se colocar aparelho ortodôntico é aos 12 anos, quando normalmente já ocorreu a troca de todos os dentes decíduos pelos permanentes. Em alguns casos isso pode ser verdade. Entretanto, existem diversas outras situações em que é indicado o uso de aparelhos odontológicos antes dos 12 anos. Muitas vezes, estes aparelhos têm função ortopédica, ou seja, atua no desenvolvimento dos ossos da boca, como a maxila e a mandíbula.

Em muitos casos existe uma deficiência da mandíbula (parte debaixo da boca) ou da maxila (parte superior da boca) que, se não tratada, pode acarretar sérios problemas de mordida (oclusão) e outros, como na estética da face ou problemas respiratórios. O uso de aparelhos ortopédicos, ainda antes da troca dos dentes decíduos pelos permanentes, contribui na correção de defeitos ósseos, evitando, em muitos casos, o uso de aparelhos ortodônticos, além de diminuir a necessidade de se realizar cirurgias quando adulto, sendo estas mais complexas e onerosas ao paciente.

Existem aparelhos que tem por finalidade impedir o uso de chupetas ou que o paciente chupe o dedo, ajudando os pais no controle deste hábito, que pode causar muitos problemas, como já dissemos anteriormente. Há também aparelhos que impedem (ou controlam) o ranger e apertar de dentes, comum em crianças diagnosticadas com bruxismo, o que gera o desgaste dos dentes.

COM QUAL FREQUÊNCIA DEVO LEVAR MEU FILHO(A) AO DENTISTA

A frequência ideal para se levar uma criança ao dentista pode variar de acordo com vários fatores, como os tipos de alimentos consumidos pela criança (excesso de doces a tornam mais susceptível a cáries), frequência, qualidade da escovação, uso adequado do fio dental e fatores individuais, como tendência a ter dentes tortos ou algum outro problema de saúde bucal.

O que podemos considerar consenso é que, a partir do nascimento dos primeiros dentes, os pais devem levar seus filhos a uma consulta com o dentista para receber as primeiras orientações, que vão se adequando com o crescimento da criança. Os cuidados com limpeza e aplicação de flúor, se feitos regularmente , podem impedir o desenvolvimento da cárie e evitar sua formação.

Uma pessoa pode perfeitamente ter todos os dentes saudáveis, sem cáries e sem problemas gengivais, como sangramento e mau hálito. Pode tornar-se um adulto que não precisará fazer restaurações, próteses ou implantes, que, por melhor e mais perfeitos que sejam confeccionados, nunca serão como os dentes naturais.

Levar os filhos regularmente ao dentista é um gesto de amor e responsabilidade, é se preocupar com sua saúde e qualidade de vida dos pequenos !!!!

Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO/SP 21.664)
Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping)
Telefone: (11) 4148-0996
Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h
Responsável técnico: Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316), que escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora