Coluna de José Gleilton da Silva: Jesus nasceu de fato no dia 25 de dezembro?

Essa é pergunta que sempre ouvimos e que muitos religiosos, tem seu fundamento numa resposta pronta e coerente. Enquanto isso, os leigos tentam suprir.

De fato não. Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro.
Não se sabe o dia certo. No evangelho de Lucas encontramos o profeta e primo de Jesus, João Batista, que começou a preparar o povo no deserto lá em meados do ano 15º da nossa era; nesse tempo o reinado era do imperador Tibério, conforme descrito no capítulo 3, versos 1. Essa data corresponde ao ano 28 ou 29 da nossa era. Lucas também cita que Jesus, ai iniciar sua atividade libertadora, devia ter aproximadamente 30 anos (capítulo 3, versos 23), mas trata-se de uma idade simbólica, talvez porque era preciso ter 30 anos de idade para ser considerado Rabi (mestre). Na verdade Jesus nasceu uns cinco ou seis anos antes do ano 1.

Vale destacar que, Jesus em toda sua pública, sempre disse aos seus discípulos que não veio para mudar os costumes judaicos. Ele nasceu de uma mulher judia. Por isso, era considerado um judeu.

Porém, até o século 6º contavam-se os anos a partir da fundação de Roma. Um monge chamado Dionísio atendeu o pedido do Papa, e refez as datas passadas, criando um novo calendário, tomando como base para a era cristã o nascimento de Jesus – ano 1. Mas por um equívoco do monge, enganou-se nos cálculos. Hoje, sabe-se que Herodes morreu no ano 4, antes da era Cristã. E o evangelista Lucas cita no Capítulo 2, versos 16 que ele mandou matar os meninos de 2 anos para baixo. Jesus, provavelmente deve ter nascido uns 6 anos antes da nossa era. E ao morrer (provavelmente no ano 30) devia ter cerca de 36 anos.

Não se sabe, portanto, a data de nascimento de Jesus. A única certeza é que não era inverno. Em nosso calendário, estabeleceu-se o dia 25 de dezembro e, a partir dessa data, surgiram outras festas: nove meses antes, a Anunciação (25 de Março), e três meses após a Anunciação, o nascimento de João Batista (24 de Junho).

*José Gleilton da Silva – Bacharel em Direito, Contabilista e estudante de Filosofia. Leigo, estudioso da espiritualidade da Ordem do Carmelo Descalço, fundado por Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz.
Fonte Pesquisada: Bíblia Da Pastoral, Editora Paulus, Brasil – Advento e Natal – Padre Jose Bortolini, Editora Paulus