Lucio Cândido Rosa: A homossexualidade na visão espírita

Caro Leitor!

Está aí um tema de extrema urgência e necessidade para todos nós, porque precisamos acabar com qualquer tipo de violência ou discriminação que envolva uma pessoa, que tenha uma orientação sexual diferente da nossa.
Isso normalmente acontece porque existem pessoas que agem de forma radical, influenciada por antigos conceitos ou uma cultura que, atualmente, não tem mais razão de ser, onde se subentende que o relacionamento exclusivo precise ser entre um homem e uma mulher e ponto final.
Porém, como a nossa realidade de vida está mudando, vemos relacionamentos amorosos entre dois homens ou duas mulheres, mais popularmente conhecidos como os homossexuais.
Sendo assim, a intenção de falarmos sobre esse assunto, sob a ótica da Doutrina Espírita, ciência que estuda as profundezas da alma.
Ela vem na condição de esclarecer, ajudar na compreensão e fazer prevalecer o respeito, a qualquer indivíduo que tenha uma orientação sexual ativa diferente (a qual ainda não é bem aceita pela sociedade), seguindo assim o seu livre-arbítrio.
Numa estatística feita pelo grupo GGB (da Bahia), temos a informação de que no Brasil, que se diz livre de qualquer preconceito, é o País que matou 126 homossexuais no primeiro trimestre deste ano.
Isso pode estar acontecendo porque no conceito de muitos a relação entre dois indivíduos, precisa ser heterossexual, seguindo regras conforme o gênero físico que trazem na atual encarnação.

Mas, como essa realidade está começando a mudar, e algumas vezes criando grandes conflitos entre pais e filhos, ou mesmo entre membros de uma sociedade preconceituosa ao extremo, o Espiritismo como ciência da alma, vem nos esclarecer que a nossa composição humana é constituída de Corpo Físico, Perispírito, Espírito, não sendo exclusivamente só um corpo de carne.
Isso ajudará a entender que a nossa sexualidade, não é produto exclusivo de nossos órgãos sexuais, mas de Energia Divina Pura que vem das profundezas de nossa alma.

O Espírito André Luiz, no livro Ação e Reação cap. XV, esclarece que: O sexo reside na mente, expressa-se no corpo Espiritual e consequentemente no corpo físico, dando-nos o entendimento de que nossas relações afetivas, não estão restritas aos órgãos sexuais que temos.
Assim teremos atrações afetivas heterossexuais, homossexuais e bissexuais que correspondem a nossa necessidade como estagiários na condição evolutiva que viemos, sem ferir as Leis Divinas e muito menos se tratando de um equívoco do Criador.

Quando se tem uma vida sexual plena, com o devido respeito a si mesmo e ao próximo, estaremos a caminho da evolução espiritual.
Em relação a homossexualidade, compreender-se-á que existem três categorias reencarnacionistas:
O Espírito com mente feminina, reencarnando em um corpo masculino.
Um outro Espirito com mente masculina, reencarnado em um corpo feminino.
E finalmente os Espíritos cultos e sensíveis, que reencarnam em corpos diferentes de sua estrutura psicológica com tarefas definidas para arte, cultura, música etc., não sentindo atração pelo sexo masculino nem feminino, mas sublimando as suas forças energéticas em favor de toda a humanidade, como encontramos em muitos exemplos nas literaturas referentes ao assunto.

Do ponto de vista doutrinário, as causas da homossexualidade podem ser de origem: Obsessiva, quando um Espírito obsessor influencia uma pessoa que já tenha a tendência;
No campo das causas morais, encontraremos criaturas que abusaram das faculdades energéticas, tanto na condição masculina quanto na feminina, e muitas vezes arruinando a vida de outros indivíduos, destruindo uniões e lares diversos;

Em relação às causas educacionais, o indivíduo sofre a influência do meio, embora já traga dentro de si o comprometimento afetivo, que já estaria presente, estimulando posturas psicológicas inversas ao seu estado físico;
Outra causa está no segmento atual da sociedade e da cultura, estimulando esse tipo de conduta, através dos meios de comunicação de massa, estimulando-as a acreditarem que essas vivências seriam de postura natural, independente de já ter sido a escolha do indivíduo antes de reencarnar;
E finalmente as causas psiquiátricas da homossexualidade que reúnem casos, nos quais a criatura, presa a um processo de deficiência mental ou de desestruturação psicótica, vê-se com a mente comprometida, permitindo-se condutas sexuais das mais diversas, sem necessariamente existir uma escolha do objeto de desejo ou compreensão da conduta moral.

O Espírito de Joana de Angelis, no livro Convites da Vida, diz o seguinte: “Nada há de errado na criatura que ama outra, ou sentir desejos por ela”.
E o que se fazer, quando formos hostilizados? Agir com toda a naturalidade possível, pois o preconceito é fruto da ignorância sobre o assunto.
A terapêutica familiar é de suma importância para que pais e mães conversem abertamente com seus filhos em relação a sua sexualidade, abrindo o coração para o entendimento e o acolhimento amoroso, dentro dos preceitos Cristãos, aceitando as características e personalidades deles, para que não sofram pela falta de compreensão, que muitas vezes os levam à loucura ou à morte pelo suicídio, por se sentirem diferentes e sem nenhum apoio.
Que os filhos também tenham paciência com seus pais, por não poderem mudar seus conceitos de uma hora para outra, aceitando a lentidão do processo sem conflito.

Em relação à terapêutica Espírita e homossexualidade:
– ângulo Filosófico, faz com que a pessoa pense nas causas que levaram-na à homossexualidade;
– ângulo Religioso oferece ao indivíduo o consolo, e a certeza do amor Divino por ele;
– ângulo da Ciência, ajuda-o no autoconhecimento, nas consequências energéticas do corpo físico.
A Casa Espírita, dentro de seus preceitos doutrinários, está de portas a abertas a todos que a procuram, sem distinção, pois o que importa são os preceitos morais do indivíduo e não a sua sexualidade.
Todos poderão ser tarefeiros da Casa Espirita, desde que devidamente orientados e preparados através dos cursos doutrinários.
O Espiritismo diz que devemos sublimar as forças energéticas a caminho, lembrando que se Jesus estivesse aqui convivendo fisicamente conosco, abraçaria qualquer um de nós de coração transbordando de amor, independente da nossa sexualidade.
Muita paz a Todos!

Continua…

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]