Coluna de Lucio Cândido Rosa: Volta ao trabalho

Queridos amigos, antes de sermos espíritas, somos cristãos.
E, como seguidores do Cristo, principalmente neste momento, temos que: – “ter olhos para ver e ouvidos para ouvir”.
Médicos e infectologistas, a todo momento, falam que o “coronavírus” é muito mais fraco do que as gripes que já ocorreram anteriormente.

O alarme todo é porque este vírus se propaga rapidamente e os hospitais não dão conta de atender tantos pacientes.
Mas, se ele se propaga rapidamente, mais depressa o surto vai passar.

Em todas as gripes, todos ficam infectados (apresentam sintoma ou não), e ficam como se estivessem vacinados.
Atualmente, quem tem boa saúde, não fuma, não bebe, alimenta-se bem, faz exercícios físicos constantemente, está com o corpo preparado para receber qualquer vírus e defender-se, praticamente, sem auxílio de medicamentos.
Os que têm imunidade baixa e histórico de outras doenças precisam resguardar-se e tomar cuidados redobrados (não que outros fiquem sem a devida cobertura).

Ficamos, a maioria de nós, confinados em casa por vários dias. Tomando as precauções por orientação de profissionais da saúde.
A quem entendeu a gravidade da situação, seguir à risca as orientações. Mas, muitos desavisados correram para as praias, dando trabalho para a polícia e, no interior, reunião com amigos nas “beiras dos ranchos”, com direito a churrasco e tudo.
Vamos acordar! Isto virou uma grande festa para muitos!

O “coronavírus” está no ar desde novembro de 2019, e com certeza aqui também. Quem viajou até a China e parentes que voltaram de lá, ou a importação de produtos chineses, que são muito consumidos no Brasil, e não se ouve falar que as importações foram suspensas.

Todo o mundo vai ficar infectado, hoje ou amanhã. O vírus vai rodar por aí e a qualquer momento nos infectará. Seja agora ou daqui há um ano, quando o próximo inverno chegar, e trazer no seu bojo uma pandemia pior, com um novo vírus mais fortalecido, mais elaborado.
Ele é mutante, e o nosso “vírus” não é igual ao da Itália, da China, dos USA…
As duas pessoas, que foram diagnosticadas com o “coronavírus” no Brasil, em laboratório, comprovaram que tinham vírus diferentes.

Ficando em casa ou na rua (mesmo com os devidos cuidados), seremos infectados.
“É um bichinho invisível, que fez o mundo ajoelhar-se e pedir proteção ao Altíssimo” mesmo quem não acredite no Poder Soberano de Deus.

A solidariedade, a caridade irá aflorar sim. Mas, se não pudermos auxiliar com o material, poderemos apaziguar e dar conselhos úteis neste momento, além de orações.
As pessoas que preconizam a volta ao trabalho, estão sendo duramente criticadas.
Esquecem-se de que, se não formos trabalhar, iremos morrer de fome! Haverá produtos nas prateleiras do supermercado e não poderemos comprar. Não teremos dinheiro!

Sabemos que os sistemas econômicos e políticos, dentro e fora do pais, estão envolvidos nisso. Já é claro para muitos.
Morreram muitas pessoas em gripes passadas, mas não foi divulgado porque o SUS nunca esteve preparado para cuidar dos nossos doentes, principalmente os idosos. Então não era interessante divulgar dados!
Quanto a população cresceu até hoje? Os hospitais continuam praticamente os mesmos. Ouve-se falar em ampliação de leitos, acumulando a população que frequenta o hospital e o infecta muito mais.

Esses hospitais de campanha, daqui a pouco serão desmontados e não poderão ser utilizados.
Enfim, não podemos nos comparar com os países do primeiro mundo. Eles não tomam banho como nós, porque a água não é adequada para a pele, e digamos, nem para beber.

Têm mais idosos, e o número de fumantes é muito grande, e com problemas respiratórios, que agora é uma ameaça. E, outros motivos que fatalmente os levarão à morte.
A verdade é que precisamos voltar ao trabalho ou o país vai a colapso.
Idosos e doentes, em casa e bem cuidados. Nada de festas, praias ou aglomerações desnecessárias. E, quem for trabalhar, tomar todos os cuidados necessários.

Oremos todos em casa. Nosso corpo é o templo. E Deus não escolhe o local onde devemos orar para que Ele nos atenda.
Façamos tratamentos espirituais à distância para todos os necessitados, através dos nossos pensamentos e orações. Não é conveniente, neste momento, ir ao centro espírita.

Cientificamente, a física quântica comprova o poder da energia que irradiamos.
Precisamos buscar a serenidade, usando a razão, concentrando-nos nas forças do bem.
Essa pandemia veio porque Deus assim permitiu. É para o homem repensar suas atitudes, ser realmente um ser humano, a nível espiritual, não a nível de suas forças instintivas.

Parar com guerra, excluir a ganância e o poder sobre tudo e sobre todos.
Somos todos iguais perante o Senhor.
Como entoaram os anjos, quando Jesus nasceu: – “Glória e Deus nas Alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade! ”
Muita Paz!

Obs. – Este artigo foi escrito por Aracy Salvatina Silveira de Souza em espaço cedido por Lucio Cândido Rosa.

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]