Coluna de Rafael Oliveira comenta disco “All The Night Noises”, do Thunder

Nesta postagem de hoje, eu trago uma banda importante, inglesa de hard rock, como todos sabem esse é um dos estilos musicais que mais admiro e tenho enorme satisfação em ouvir, vamos resenhar um pouco sobre a banda Thunder e o disco “All The Right Noises”.

Disco que foi gestado na Pandemia no início dos anos 2020, mas que só foi lançado em março de 2021, um momento oportuno para os músicos poderem trabalhar suas criações colocando o que há de melhor em termos de produção e criatividade.

A carreira do Thunder já tem mais de 30 anos de estrada e os “velhotes” não perderam a oportunidade de embalar mais um disco com toda energia possível, mas é importante ressaltar que grande parte da criação da banda deve-se a enorme parceria entre Luke Morley um gênio da composição e guitarrista da banda com o Danny Bowes vocalista incrível.

Para começar as minhas impressões do disco “All The Right Noises” vamos começar pela faixa do disco – “Last One Out Turn Off The Lights” uma pressão vulcânica que inicia o disco com tanta raiva sobre os assuntos abordados principalmente em razão do bloqueio mundial em relação a Covid-19 e claro sem esquecer dos temas de saúde mental, possui um grande refrão empolgante e uma energia típica do hard rock, aquelas batidas convencionais de bateria e as guitarras sempre rivalizando o solo e o ritmo, não deixa a desejar, no entanto o vocal parece não cumprir a proposta musical, é insuficiente.

Na segunda canção com o título “Destruction” é uma canção mais pesada, um som mais intenso e forte, escrita pelo próprio Luke como uma versão oposta de My Generation da banda THE WHO, uma crítica contundente ao ex-presidente americano Donald Trump, algumas verberações de guitarra e uma performance que não são marcantes mas ocupam parte da canção, a música começa com aquele som pesado e diminui o ritmo, mas mantendo algumas notas mais altas, talvez esse estilo combine bem com os tons de voz do vocalista que são excelentes, além de um backing vocal feminino que torna a música interessante, eu confesso que esses artificios musicais são excelentes.

Na terceira faixa do disco “The Smoking Gun” o título é tipicamente semelhante aos mesmos títulos usados por boa parte das bandas de Hard Rock do passado e me lembraram algumas canções do AC/DC e também do Whitesnake, a canção em um tom acústico e aquela gaita costumeira de canções mais próximas do country-rock, gostei da qualidade.

A quarta faixa a empolgação e agressividade voltam a uma das canções que ganhou clipe – “Going To Sin City”, um clipe que parece saído de um cassino, as noites badaladas na cidade e Sin City se torna um verdadeiro inferno, a Babilônia ou cidade do pecado. A canção também remota a uma canção do AC/DC chamada Sin City, tem uma semelhança de longe.

A banda Thunder desde seu primeiro disco nos anos 90 não deixa de lado a boa qualidade do seu som, na decada estavamos falando de “Backstreet Symphony” e outros discos que viriam na esteira musical da banda.

Talvez a balada do disco venha com a canção “I’II Be The One”, que de alguma forma me fez lembrar de Elton John com aquela introdução por piano, uma faixa para romantizar e com excelente clipe. Impecável a voz do vocalista nessa canção, sensacional o timbre.

Passamos metade do disco e ainda não encontrei a minha canção preferida, todas são ótimas, mas não encontrei aquele musicão ainda.
As faixas seguintes “Young Man”, “You’re Gonna Be My Girl” permanecem com as clássicas do hard rock, os elementos característicos se mantêm presentes, a segunda música me fez lembrar um pouco de Dave Coverdale cantando.

Acho que a música que vou fazer questão de colocar na programação das playlists da rádio é “Force Of Nature” isso soa com um bom Led Zeppelin, gostei da pegada da canção e escolho essa como destaque para tocar no Programa Garimpo da Rádio Meteleco (https://meteleco.net) semanalmente exibido as 16hs de segundas as sextas-feiras.

Conheça mais sobre esse trabalho com os seguintes temas relacionados:

Essas são as minhas impressões para este disco da banda Thunder e quero explorar mais sobre a qualidade dos outros álbuns de uma forma mais prática e tranquila, acho que tem muito material para ser garimpado nos próximos discos.
Uma pena não ter encontrado aquele musicão, mas as músicas em boa parte são medianas e excelentes composições.
O álbum conclui com uma canção de certa forma remeteu as produções de Joe Bonamassa e o uso dos ilustrados “backing vocals” com última faixa em “She’s a Millionairess”.

Vamos ao clipe:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @thunderonline

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).