Coluna do Dr. Danylo aborda a plástica gengival/periodontal

Isso mesmo, você leu corretamente, plástica gengival, é um procedimento frequentemente realizado no consultório odontológico. Pacientes que ao sorrir apresentam a gengiva muito exposta, a gengiva com hiperplasia (inchada), com formato irregular ou ainda dentes pequenos, podem buscar esse tratamento.

A Gengivoplastia é um procedimento que visa melhorar a aparência da gengiva, muitas pessoas não se sentem confortáveis ao sorrir por apresentar o sorriso gengival, ou seja, grande quantidade de gengiva exposta. Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles a inflamação da gengiva (que causa o aumento do seu volume), o uso de alguns medicamentos ou apenas uma característica individual, onde a proporção aparente do dente em relação a parte coberta pela gengiva não se encontra harmônica e proporcional.

Como é feita a Gengivoplastia?
A cirurgia de Gengivoplastia é feita no consultório com anestesia local, ou seja, o paciente não sente dor. Normalmente é removido o excesso de gengiva, devolvendo a proporção ideal entre dente/gengiva, tornando muito mais harmônico e estético o sorriso do paciente.

Durante o procedimento é preciso ter o cuidado e experiência para que o desenho do contorno gengival seja o mais natural possível.
Outra indicação é quando a gengiva não se encontra inchada, mas seu contorno apresenta-se irregular, fato que torna a estética desagradável. Retrações da gengiva (quando a gengiva “desce” e ocorre a exposição da raiz do dente) podem ser tratadas com cirurgia plástica periodontal, fazendo seu reposicionamento ou ainda enxertos, devolvendo a estética e diminuindo alguns desconfortos, como a sensibilidade.

Indicações da Gengivoplastia
As principais indicações são:
• Sorriso Gengival;
• Retração da Gengiva;
• Hiperplasia da Gengiva (Gengiva com volume aumentado).

Quem não pode fazer a cirurgia?
São poucas as contraindicações para se fazer uma cirurgia plástica periodontal, uma delas é para pacientes que não tem boa higiene bucal, pois normalmente apresentam inflamação na gengiva, nos ossos ao redor dos dentes e presença de microrganismos, que pode comprometer o resultado da cirurgia. No entanto, essa condição pode ser modificada com realização de limpezas, raspagens e mudança nos hábitos de higiene bucal, o que torna o paciente apto a fazer o procedimento.

Pacientes que apresentam alguma complicação de saúde, como problemas de coagulação ou no sistema imune também não devem realizar o procedimento, outros problemas sistêmicos deverão ser discutidos entre o médico e o cirurgião dentista.

Cuidados Pós-operatórios
A Cirurgia Plástica Periodontal tem evoluído muito e apresenta pouco desconforto pós-operatório, a cicatrização depende de cada organismo, mas normalmente está concluída em 1 semana, desde que o paciente siga as recomendações do dentista.
As principais recomendações são:
• Repouso moderado nos 2 primeiros dias;
• Evitar atividades que envolvam muito esforço físico;
• Ingerir alimentos frios, de consistência liquida e/ou pastosa nos primeiros dias;
• Realizar a higienização bucal conforme orientação do cirurgião-dentista;
• Fazer uso dos medicamentos prescritos nos horários recomendados pelo dentista.

A beleza do sorriso não é formada isoladamente pela gengiva ou dentes, mas sim pela harmonia existente entre ambos, que é a proporção e contorno adequado dos tecidos gengivais, pelo tamanho, posição, formato e cor dos dentes. Da mesma forma que tratamentos estéticos, como clareamento e facetas de porcelana, o resultado da Gengivoplastia costuma surpreender.

Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO/SP 21.664)
Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika)
Telefone: (11) 4148-0996 (Também WhatsApp)
Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h
Responsável técnico: Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316)