Coluna do psicólogo Anderson Flávio Batista: Você sente culpa?

Provavelmente você já sentiu culpa alguma vez na vida. O sentimento de culpa está muito associado a percepção de que a gente falhou com alguma pessoa. frases como: ‘’ não fiz como gostaria’’, ‘’ deveria ter feito mais’’, ‘’ não respeitei as regras’’ e outras são típicas de alguém que está sentindo culpa.

Quando sentimos culpa temos a tendência de criticar muito a nós mesmos. Nos sentimos a pior pessoa do mundo, a gente acaba sendo muito severo (a) consigo mesmo (a).

Culpa também tem relação com autocobrança. Sempre achar que deveria ter feito mais, mesmo sabendo que fez tudo que era possível.

Mas como lidar com a culpa? De modo bem prático é preciso admitir primeiramente que todas as pessoas erram. Não trate o erro como algo exclusivo seu, como se todo mundo acertasse o tempo inteiro e só você erra. Afinal, se você é um ser humano, você sempre estará passível de erro ok. Outro ponto é se você sente muita culpa e os pensamentos geram em você perturbação contínua, procure um psicólogo (a) para ajudá-lo (a) a lidar melhor com isso.

Bom final de semana.

*Anderson Flávio Batista. Psicólogo (CRP 06/149648 SP), escreve como colaborador quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Instagram: @andersonflaviopsi