Coluna espírita de Lucio Cândido Rosa: Perispírito

Caro Leitor!
Ao nos dirigirmos a uma repartição pública é natural que apresentemos nossa Carteira de identidade, pois ali estarão nossas identificações como pessoa física.

Já na Espiritualidade, como seres Imortais que somos, nossa entrada lá terá como carteira de identificação, o perispírito, onde estão gravados os registos de todas nossas existências, como se fosse num arquivo.
Contudo, é importante saber, que ele não é uma invenção do Espiritismo, pois já era conhecido entre outros povos com o nome de: Ka pelos Egípcios, citado como Corpo Celeste por Paulo de Tarso, corpo sutil ou etéreo por Aristóteles, etc….

O perispírito é de suma importância, para que o Espírito consiga manifestar suas ações sobre a matéria, esteja ele encarnado ou desencarnado.
Dessa forma enquanto estivermos encarnados, nossa composição física será de um Corpo físico, perispírito e Espírito.

Para nossa melhor compreensão, Kardec faz a seguinte comparação: a semente de um abacate é o espírito, a polpa que envolve a semente é o perispírito e a casca é o corpo físico.
Desencarnado, haverá o desligamento do corpo físico, que irá se decompor, conservando-se assim o Espírito envolvido em seu perispírito, que tem a sua composição material derivada do Fluido Cósmico Universal.
O Espírito reencarnante tira do Fluido Universal de cada globo, a porção necessária para a constituição de seu períspirito como se fosse um uniforme.
Conforme o planeta, terá uma composição sutil, porém bastante densa para eles na espiritualidade. Conforme o grau de evolução de cada um, tornar-se-á quase imperceptível, quando vir a ser um Espírito Puro.

Servindo de instrumento para a alma enquanto encarnada, transmitirá através dele, a ordem ao corpo físico que a executará ou então sentirá, buscando a informação necessária, do Espírito ao corpo físico, que recebe as sensações.
Ele é o modelador biológico do ser, pois nele está registrado todas as características escolhidas pelo Espírito que ocupará um novo corpo físico, que quando tiver merecimento poderá escolhê-las ou lhe será imposta de forma compulsória, pela necessidade de evoluir.

Dessa forma, o Espírito consciente ou inconscientemente, com a ajuda do Ministério da Reencarnação, na Espiritualidade, através do campo magnético que o envolve, potencializará entre os 200 milhões de espermatozoides, aquele que tiver a composição cromossômica adequada, para caracterizar o corpo que vai usar como encarnado.

É com esse corpo espiritual que terá possibilidades de vivenciar o mundo físico, e estar em contato constante com o mundo espiritual que o envolve, principalmente quando fizer suas viagens noturnas durante o sono, indo para as escolas ou hospitais espirituais para tratamento, sair a procura dos afins, conforme seus mais ocultos desejos, trazendo tudo como recordação em sonhos ou não, conforme seu merecimento.

Isso dará um despertar tranquilo ou incômodo ao acordar. Por exemplo: Quando sonhamos que estamos em uma praia, normalmente estamos recompondo as energias espirituais que envolvem nosso Espírito, e acordamos bem. Se ao acordarmos, sentirmos sensações ruins é porque certamente não fomos a ambientes aconselháveis.
Como já dissemos, o perispírito é o órgão sensitivo do espírito e através dele sentimos as sensações do ambiente, o contato com outros Espíritos que queiram se manifestar numa sessão mediúnica, trazendo em sua fala um teor consolador, instrutivo ou outras de necessidades básicas.
Será sempre único, pois não existem dois perispíritos iguais, como as digitais no corpo humano.
Estará sempre refletindo o estado mental do Espírito, através de uma coloração ou imagem que irá atrair Espíritos que estejam na mesma sintonia.

Quando ouvimos alguém falar que viu o espírito ou o “fantasma” de outra pessoa, como costumam dizer e o reconhecem, isso se dá através da visão do períspirito que conserva as características do desencarnado (magro, gordo, alto, baixo, etc.).
Poderíamos falar muito mais sobre esse assunto, mas para maior esclarecimento a Gênese de Kardec, o Livro dos Espíritos ou muitos outros da doutrina espírita, trarão mais informações.
Conclusão: O perispírito é a nossa veste nupcial para adentrarmos a grande festa que é o Reino de Deus.
Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]