Psicóloga Fernanda Piva: Sobre a dor do luto

O luto de alguém muito importante em nossa vida , é capaz de mexer muito com nossas emoções e transformar nossa vida de uma forma muito significativa.

A nossa sociedade não aprendeu a falar sobre a morte, nem a lidar com o luto e com o sofrimento, e muitas vezes falar sobre isso é como um tabu. Viver esse processo é muito complexo e traz inúmeros sentimentos muitas vezes em um único dia e está tudo bem.

Se as pessoas falam de mais, se falam de menos, se não falam, tudo dói, dói na alma. Muitas vezes você esconde a sua dor e estampa um largo sorriso no rosto, para não parecer a “chata”, a “vítima”, a que “não supera” nada, entre outros rótulos, afinal, as pessoas julgam né?

E assim você vai seguindo dia após dia. Mas a ferida está ali, aberta, parece estar em carne viva e mesmo disfarçando com todas suas forças, tudo que encosta dói e como dói.

Não há como sair ileso de uma experiência em que você amou e foi profundamente amado, e hoje já não tem mais essa pessoa fisicamente perto de você.

O luto é um novo recomeço e cuidar dessa dor e adaptar se a essa nova realidade é um processo doloroso e vai exigir muito de você, porém é um processo natural e necessário, pois infelizmente quando não podemos mudar uma situação, somos desafiados diariamente a mudar a nós mesmo. Para você que perdeu alguém muito importante em sua vida e que hoje sente falta de uma parte sua, toda minha solidariedade nesse momento.

Acolha com carinho sua dor, respeite seu momento e sua forma única de atravessar esse processo. Lembre-se sempre que tudo que a memória amou, ficará para sempre eternizado em nosso coração.

Se quiser, fique a vontade para compartilhar conosco sua dor.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.