Com novas regras do governo federal, geladeiras podem custar até R$ 5 mil, diz associação

O Ministério de Minas e Energia aprovou um novo programa de metas para refrigeradores e congeladores de uso doméstico, que terão que ser fabricados e vendidos com uma melhor eficiência energética.

Mas, para a Eletros, associação que representa a indústria, essas regras eliminarão cerca de 83% dos refrigeradores vendidos no País – tornando predominante a venda de geladeiras de alto padrão, com preços acima de R$ 5 mil.

“É necessário considerar a realidade brasileira. Infelizmente, com as novas regras, o consumidor de baixa renda será o mais prejudicado e, consequentemente, a indústria e seus colaboradores”, analisou Renato Alves, diretor da Eletros, ao jornal O Globo.

A medida, para ele, pode fazer com que centenas de postos de trabalhos se percam nos próximos meses. “Apresentamos ao governo estudos técnicos mostrando este cenário ruim para a economia do País, porém, infelizmente, não foram considerados”, complementou.

Segundo o ministério, a ideia é retirar gradativamente do mercado os equipamentos de menor eficiência, que oneram o consumidor e o setor elétrico. O programa será feito em duas etapas – a primeira de 2024 a 2025 e a segunda de 2026 a 2027.

Os prazos definidos tem como objetivo permitir que os fabricantes, importadores e comercializadores se adequem aos novos índices. A medida foi publicada no último dia 8. 

Do Terra

Ministério rebate informação: Leia na íntegra