Consab’s reivindica redistribuição do Vivaleite em Cotia

Na semana passada, o presidente do Consab’s reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Social do Estado e o deputado Marcio Camargo, solicitando a recuperação das cotas perdidas do Programa VivaLeite que, em 2012, distribuía mais de um milhão de litros de leite em Cotia.

O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, confirmou que poderá redistribuir o benefício do Projeto Vivaleite para as entidades de assistência e desenvolvimento social que estejam devidamente cadastradas em Cotia. A solicitação está fundamentada no documento do presidente do Consab’s – Conselho das Associações Amigos de Bairro e Entidades do Município de Cotia, Francisco Carlos Machado, que demonstrou preocupação com famílias de baixa renda diretamente prejudicadas pela suspensão do benefício, e de acordo com solicitação do deputado Márcio Camargo ao Estado.

O deputado Márcio Camargo participou de reunião com o secretário Gilberto Nascimento Júnior, para tratar sobre os prejuízos registrados por entidades do município, que – também devido ao processo burocrático – eventualmente possam ter perdido direito ao benefício. “A medida acabou afetando quem mais precisa do produto. Por isso, solicitamos ao secretário que a quantidade do leite destinada a Cotia seja mantida a partir de sua redistribuição para as entidades que tenham direito ao benefício. Desta forma, essas as famílias não serão prejudi­cadas da forma que hoje observamos no município. Caso isso ocorra, a intenção é que o leite seja redistribuído para outra entidade cadastrada aqui de Cotia”, comentou o parlamentar.

Gilberto Nascimento (secretário estadual de Desenvolvimento Social), Chiquinho Machado (presidente Consabs) Marcio Camargo (deputado)

Programa Vivaleite – 600 mil litros por ano só em Cotia

O Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Criado pelo Governo do Estado em 1999, distribui anualmente 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias em todo o estado.

Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Na Capital e Região Metropolitana, idosos acima de 60 anos também podem se cadastrar no projeto. A prioridade é atender famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O Vivaleite ajuda no combate a anemia ferropriva.

O Vivaleite está presente em 606 municípios do interior e 39 na capital e Grande São Paulo. Participam 1.500 entidades, que distribuem o Vivaleite para capital e região metropolitana. No interior são 2.047 postos de distribuição por meio das prefeituras.

No total são 322.790 crianças atendidas em todo Estado, sendo 105.728 na região metropolitana e 217.062 no interior. Na Capital são 819 entidades parceiras; e na Grande São Paulo, a distribuição é feita por meio de 681 entidades assistenciais, totalizando 1.500 parceiros. Em 2017, o orçamento do Programa Vivaleite totaliza o montante de R$ 165.395.849,73.

Em Cotia, em parceria com a prefeitura, com o Consab’s e as Associações de Bairros, através do Programa Vivaleite, são distribuídos quase 600 mil litros por ano.

As famílias interessadas devem realizar cadastramento no Cras – Centro de Referência em Assistência Social. Os Cras são órgãos responsáveis por inserir os dados sobre as famílias no CadÚnico – Cadastro Único. Essa inscrição gera um número conhecido como “NIS” – Número de Informações Sociais. Com este número em mãos, o interessado deve procurar a associação parceira do programa que atue mais próximo de sua residência. Mais informações no Consab’s, pelo telefone 4703-6345.

Da Revista Circuito