Consumo de água cai na região e Cotia é uma das que mais economizou

Mesmo com o fim da multa por excesso de consumo e do bônus para a economia, a população da região Oeste segue economizando água.

Entre o primeiro semestre desse ano e igual período de 2015 houve uma redução média de 4,57%, com o gasto médio, que caiu de 10,70 para 10,27 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água consumida. Cada metro cúbico corresponde a um litro.

Os dados são da Sabesp e revelam ainda que, apesar da queda média, a redução não foi adotada por todas as cidades da região. Enquanto em Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Cotia o consumo caiu, em outros quatro municípios – Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e Carapicuíba – a população relaxou nos cuidados com o uso da água. Quem liderou a economia foi Jandira, com retração de 17,25% no consumo entre janeiro e junho deste ano e os seis primeiros meses de 2015. Em seguida, aparece Itapevi, com 15,59%.

Em Pirapora, a retração foi de 7,97% e, em Cotia, foi registrado o menor percentual, de 0,65%. Por outro lado, quem parece ter deixado de lado os cuidados com a crise hídrica são os moradores de Carapicuíba. Eles foram os campões de elevação de consumo, com alta de 2,62% nesse intervalo. Em Parnaíba, a alta foi de 1,99%.

Já em Barueri, a elevação ficou em 0,17% e, em Osasco, em 0,10%. Já em números absolutos, quem mais consome água, na região, é Santana de Parnaíba. Foram, em média, 12,82 m³/s no primeiro semestre desse ano. Em seguida vem Barueri, com 12,14 m³/s e Cotia, com 10,62 m²/s. Maior cidade dessa área, Osasco tem o quarto consumo, com 10,52 m³/s. Já quem consumo menos é a população de Jandira, com 8,78 m³/s. O segundo menor gasto é de Itapevi, bem próximo, com 8,77 m³/s. Completam a lista Carapicuíba, com 9,4 m³/s e Pirapora do Bom Jesus, com 9,12 m³/s.

Do Webdiario