Conta de energia não terá reajuste em novembro

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em novembro. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz.

A permanência da bandeira verde é válida para todos os consumidores do SIN (Sistema Interligado Nacional) e se deve aos bons níveis dos reservatórios das hidrelétricas, apesar do período menos chuvoso.

A bandeira verde está vigorando desde abril de 2022, chegando ao 19º mês consecutivo sem cobrança adicional. Isso se deve as condições favoráveis de geração de energia no país. Cada bandeira é acionada conforme o cenário de geração de energia, que varia de favorável (verde) a desfavorável (vermelha patamar 2).

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível médio de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que formam o principal subsistema do país, está em 69%. No subsistema Sul, está em 86%. São índices confortáveis para este período do ano, que é mais seco.

A expectativa da agência é que o cenário sem cobrança extra seja mantido até o final do ano, a partir dos dados disponíveis, que permitem a atualização de previsões de acionamento das bandeiras.

Do Poder 360