Cotia e cidades vizinhas disponibilizam ônibus gratuito no domingo de eleição
Ao menos 496 municípios de São Paulo confirmaram à Justiça Eleitoral que vão oferecer transporte público gratuito no primeiro e segundo turno das eleições neste domingo (6) e no domingo (27).
A liberação dos coletivos municipais atende a determinação do STF – Supremo Tribunal Federal de novembro do ano passado, que tornou obrigatória a isenção da tarifa no dia das votações. É a primeira vez que a medida será aplicada no país.
Segundo a norma, os horários e frequência dos coletivos devem ser as mesmas dos dias úteis (segunda a sexta-feira).
Para garantir o atendimento, o STF recomendou que a Justiça Eleitoral oficie todas as prefeituras do país sobre o assunto. Em São Paulo, o Tribunal Regional Eleitoral obteve retorno de 496 cidades.
Os municípios que não confirmarem a isenção não necessariamente cobrarão taxas. A Prefeitura de São Paulo, que já contava com o benefício aos domingos, anunciou reforço na frota para as eleições.
Na região, Cotia terá tarifa zero, junto com Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, São Lourenço da Serra, São Roque, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista (que já tem tarifa zero todos os dias).
Do G1 com Cotia Agora