Cotia faz inscrição para realizar mutirão contra a dengue

De acordo com o Governo Estadual, Cotia, Ibiúna e Vargem Grande Paulista estão inscritas para realizarem trabalho em campo de combate a focos do mosquito Aedes aegypti todos os sábados.

Na sexta-feira (2), secretarias de Saúde e da Educação em todo o estado participaram de mobilizações contra o Aedes aegypti. Logo vai começar o verão e vem muita chuva e muito calor. A água parada prolifera o mosquito e transmite a doença. O mutirão feito do ano passado até agora, fez com que caísse 76% o número de casos de dengue no Estado e 81% o número de mortes.

A ação faz varredura atrás de focos do mosquito nas escolas e os agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) visitam residências, terrenos baldios, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para manter a população em alerta sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti. A iniciativa faz parte das ações do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti.

Desde o dia 3 de setembro, a campanha paulista “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti” já percorreu, simultaneamente, 556 municípios, mobilizando 30,4 mil agentes de saúde e supervisores. Em média, 9,2 mil destes servidores atuam nas ações aos sábados. Cada profissional envolvido recebe do Governo do Estado, via prefeituras, uma remuneração extra no valor de R$ 120. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 4,3 milhões neste trabalho de campo específico.

Por Vânia Alves  – Diário da Região Castello-Raposo