‘Cotia Retrô’: 18 de junho de 1961. O que era notícia na imprensa da cidade

Por Beto Kodiak

Curiosamente estava eu revirando alguns arquivos de fotos e publicações antigas nesta sexta-feira, dia 18 de junho, quando me deparei com uma edição do jornal A Tribuna, de 18 de junho de 1961, exatos 60 anos atrás.

O jornal, um presente que ganhei do amigo César Tibúrcio, já faz parte do meu vasto acervo de imagens e antiguidades de nossa Cotia. Apesar de estar amarelado e em alguns trechos inelegível, deu para conferir o que os jornalistas Vicente de Paula Santos e Wladimir Torrezani abordaram naquele mês de junho de 1961.

A manchete já focava a política fervente na cidade, com o título de Agitação na Câmara, onde foram aprovados projetos de Cr$ 1.100.000,00 para a merenda escolar, Cr$ 500.000 para obras de conservação da Estrada de Caucaia e a criação de um serviço especializado para manutenção das estradas da cidade.

Outro destaque da política era de que a Frente Renovadora, um grupo político à época, não conseguia fazer oposição ao então prefeito Emílio Guerra. Além disso, matérias de assuntos gerais na cidade, como:

-Criação de escola de corte e costura, um projeto do vereador Clécio Soldé;
-Colocar pedregulhos nas ruas de Jandira (que na época pertencia à Cotia), um projeto dos vereadores Clésio Soldé e João Barbosa;
-Eleição da diretoria da A.E.D.E.R (Associação Esportiva do DER), com destaque para cotianos ilustres, alguns ainda vivos, como Homero Mange Catalano. Outros: Benedito Vaz da Silva, Osvaldo Maria (pai do falecido cantor Marcelo Maria), Rachid Name, Osvaldo Passos, Marcílio Luzio, Antônio Venâncio, Geraldo Rodrigues Lobo, Benedito Espírito Santo, Marcelo Maria, João de Moraes Victor, entre tantos outros;
-O jornal também trouxe a notícia de nascimentos, como de nossa leitora Nilza Biazzim e da Maristela Passos (filha do Osvaldo e Yolanda) e o casamento do Sr. Sérgio Guidi Azevedo (falecido recentemente) com a dona Áurea Moraes.

Um destaque no jornal é a festa junina da Paróquia de Santo Antônio da Granja Viana, já um acontecimento que agitava a cidade, na época que a Raposo Tavares era chamada de Estrada de Cotia!

Curta, compartilhe e opine!!

Leia todas as publicações de Cotia nas antigas no COTIA RETRÔ

Primeira página de A Tribuna
Anúncio da festa de Santo Antônio na Granja Viana
Publicidade de comércios tradicionais da cidade. O Depósito Yano existe até hoje