“Cotia Retrô”: Dia da Independência e os saudosos desfiles na cidade

Há muitos anos que Cotia não celebra o 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. No passado, a data era marcada por desfile cívico, com a participação de escolas, indústrias e também das Forças Armadas em nossa cidade.

Quem viveu nos anos 60, 70, 80 e parte do 90 sabe do que estou falando. A falta de patriotismo começou no final dos anos 90, quando o prefeito da época cortou do calendário de eventos da Prefeitura, o desfile de 7 de Setembro e daí pra frente, os outros também não celebraram.

Esta importante data era esperada por professores e alunos das escolas estaduais da cidade e semanas antes já começavam os preparativos com os enfeites e artes que seriam mostrados no desfile.

As empresas da cidade, como Munck, Movicarga, Lucas CAV, Corneta, entre outras, também participavam deste momento cívico. Me lembro da presença das Forças Armadas em alguns desfiles e procurei em meus arquivos de fotos antigas, imagens dos homens de farda desfilando, mas não encontrei, sei que tenho essas fotos, estão em algum lugar.

Copilei umas imagens que são do meu arquivo e da Maria Pedroso e família de alguns momentos dos desfiles nos anos 70 e 80, tanto na Senador Feijó, Praça da Matriz como na Rua Guido Fecchio.

Hoje na região, cidades como Itapevi e São Roque ainda mantém a tradição do desfile de 7 de Setembro. Cotia, esqueceu da história.

Por Beto Kodiak

Leia mais histórias do Cotia Retrô em https://jornalcotiaagora.com.br/?s=cotia+retr%C3%B4

Anos 70. Reparem na Praça da Matriz e o ponto de táxi em formato de T
Início dos anos 70 em foto tirada em cima da torre da igreja matriz
Escola da Munck, que ficava no bairro do Portão
1981, alunas do Zacarias, desfile na Guido Fecchio
1982. Na Rua Guido Fecchio, alunos do Zaca. Ao fundo o prédio do Hotel Nova Vida em construção.

Na foto principal, Rua Senador Feijó, onde hoje é o Calçados Sérgio, início dos anos 70.