CT do São Paulo em Cotia completa 20 anos

No dia 16 de julho de 2005, há 20 anos, o São Paulo inaugurou o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia.

O projeto, liderado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, foi o primeiro investimento de grande porte para a criação de um centro de treinamento exclusivo para a formação de jogadores no Brasil.

Na ocasião da abertura, o São Paulo havia dispendido seis milhões de reais em obras e outros 2,2 milhões de reais com a aquisição do terreno de 220 mil m², comprado do casal Edison e Sílvia Fongaro em 27 de julho de 2004 – o espaço, originalmente, era um haras da Siled Fongaro Empreendimentos e Construções S/A.

Embalada pelo título da Libertadores de 2005, a diretoria são-paulina promoveu a inauguração da nova joia do clube poucos dias depois da conquista, mas o CFA não estava plenamente concluído na àquela altura – ainda que já tivesse condições operacionais. Várias instalações seriam finalizadas nos próximos anos, inclusive algumas vultuosas.

Em 27 de novembro de 2007, o clube adquiriu mais 10 mil metros quadrados de terreno junto ao casal Graciele e Paulo Rodrigues Leite Júnior, expandindo a área do Centro de Formação para 230 mil m².

A segunda unidade do REFFIS (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica) foi finalizada e implantada em 3 de fevereiro de 2011, contando como novidades o chamado “caminho das águas”, um circuito aquático para propriocepção, e uma piscina acima do nível do solo, que permite que exercícios de fisioterapia sejam acompanhados do exterior por meio de janelas. Em 16 de dezembro de 2024, o espaço passou por uma grande revitalização e foi reinaugurado com novos equipamentos da Matrix Fitness.

No dia 16 de abril de 2011, com uma vitória por 4 a 0 sobre o SC Barueri em jogo do Campeonato Paulista Sub-15, foi inaugurado – com capacidade para 1500 pessoas – o Estádio Marcelo Portugal Gouvêa (batizado desta forma, em homenagem ao presidente, em data posterior) dentro das dependências do local.

Por fim, no ano seguinte, no dia 4 de janeiro, o CFA abriu as portas do principal alojamento do empreendimento. Desenhado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o edifício de padrões hoteleiros de três pavimentos comporta até 137 hóspedes em 67 apartamentos de aproximadamente 25 metros quadrados cada, totalmente equipados. O espaço serviu, inclusive, de sede para a delegação colombiana durante a Copa do Mundo de 2014.

Do site oficial do SP – Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net