Fundo de alcachofra com frango, lombo e parmesão

Por Beto Kodiak

O fundo de alcachofra, que você pode encontrar congelado em alguns bons mercados, aqui em Cotia não acho mais. Às vezes, na Swift. Quem sabe descascar e retirar os espinhos de uma alcachofra, pode muito bem usar o fundo fresco. Eu fiz com o congelado, deixei resfriar, o lambuzei no azeite e sal em todas suas extremidades. Você pode usar outro tipo de tempero para dar aquela besuntada no fundo (No bom sentido). É importante deixar o fundo curtir no tempero de sua preferência por pelo menos uma hora, senão fica sem sabor na sua parte interna.

Nesta receita usei frango e lombo de porco desfiados. Pode usar qualquer outro recheio, aliás, fiz outras receitas com fundo de alcachofra e publicarei depois. O frango você pode usar o peito desfiado, refogar com sal, alho, pimenta de sua preferência, salsinha bem picadinha.

O lombo pode ser o tempero de sua preferência, já que ele já vem com sal. Uma pimenta calabresa desidratada vai bem.

Ambos são refogados levemente e depois colocados no fundo da alcachofra, e vai uma dica, amasse a primeira colherada dentro do fundo para compactar. As seguintes idem, mas a última pode deixar um pouquinho acima do nível.

Para a finalização, queijo de sua preferência. Eu usei o parmesão ralado com orégano. Leve ao forno bem quente por 25 a 30 minutos. Depois, é só saborear. É uma iguaria deliciosa, que você pode comer com um bom vinho ou aquela cerveja um pouco mais forte, ouvindo um puta som para descontrair o ambiente. Eu, no preparo, ouvi Sérgio Malandro! Ráááá…..pegadinha……estava no CD o Roger Hodgson, ex vocalista do Supertramp…….boa música…companhia agradável e sabores infinitos!