Cuidados com a saúde devem começar com as emoções e o psicológico. Ajuda está bem perto de você, na região

Muito tem se falado em meios de comunicação nos últimos tempos sobre cuidados com a saúde e a busca por uma qualidade de vida ideal, com boa alimentação, exercícios físicos e a preocupação com o corpo.

Mas, e a mente e o coração, suas emoções? Você está cuidando delas? Tem lá no fundinho uma sensação de que algo não está legal com você? Sabia que alguns sentimentos que temos no dia a dia podem, de fato, trazer complicações futuras?

Para isso, um acompanhamento psicológico é ideal para superar aqueles “grilos na cuca e na alma”, que, em muitas vezes até sabemos as causas. Em Cotia foi aberta uma clínica que pode dar esse suporte a crianças, adolescentes e adultos, através de acompanhamento psicoterápico, feito pela Dra. Ana Paula Durães (CRP 06/131897).

Um acompanhamento ou tratamento psicológico pode atuar em vários distúrbios mentais e emocionais, como depressão, ansiedade, abuso de álcool e drogas.

Sintomas como tristeza, raiva, mágoa, crises de choro, irritabilidade, falta de concentração, de apetite, desinteresse em sexo e relacionamentos podem desencadear complicações futuras de dimensões difíceis de se reverter, caso não haja o auxílio de um profissional.

A depressão e a síndrome do pânico, por exemplo, são considerados por muitos profissionais da área da saúde, principalmente a mental, como o grande mal do século.

A Dra. Ana Paula Durães, que também é colunista do Jornal Cotia Agora, abordou o tema em coluna recente (CLIQUE AQUI) e garante que a prevenção e acompanhamento médico podem auxiliar na eliminação do problema: “Não existe receita básica, mas todos podemos contar com ajuda para conseguir uma qualidade de vida satisfatória. Depois, é preciso desenvolver a capacidade de enfrentar e resolver problemas, dificuldades e conflitos. Tanto isso é possível que apenas 18% da população apresenta quadros depressivos ao longo da vida. Problemas todos temos. É necessário, dentro das possibilidades, aprender a lidar com eles e a não deixar que nos abalem demais“.

Crises do dia a dia podem favorecer descontrole

Os problemas do nosso cotidiano, como questões financeiras, profissionais, amorosas, apenas citando alguns exemplos, podem acelerar distúrbios psicológicos  e emocionais.

É um momento que não estamos preparados para viver e, com o passar do tempo, pode nos trazer, além da doença emocional, também a física, com o surgimento de complicações repentinas.

Quando desencadeia para a parte física, o processo de recuperação pode ser longo, então, o ideal, é, primeiro, tentar evitar os estresses do dia a dia, saber enfrentar as situações.

Mas, quando o sinal de alerta é ligado, a necessidade de contar com o apoio de um profissional é indispensável.

Ficou com dúvidas sobre algum assunto? Marque uma consulta com a Dra. Ana Paula Durães. Atendimento em psicologia cognitivo comportamental, de segunda a sábado. Consultório: Avenida Eid Mansur, 811 – piso superior – Parque São George, Cotia. Telefones: (11) 9-8259-8254 (Tim), 2690-2477 / 4703-4466.