Depois de sete anos Pelé volta a ocupar cadeira na Câmara de Cotia

O prefeito Rogério Franco anunciou mudanças em seu secretariado nesta semana, conforme havia anunciado antes o Jornal Cotia Agora de que alguns cargos seriam remanejados.

Com as mudanças e saídas de vereador e suplente de vereador para ocupar secretarias, sobrou uma vaga na Câmara, que será ocupada por Laércio Pires das Dores, o Pelé, que já foi vereador na cidade entre 1993 e 2004.

Pelé ocupará a vaga de Fernando Jão, que assume a pasta da recém criada Secretaria da Juventude. Sua suplente direta na Câmara é Ângela Maluf, mas esta vai assumir a Secretaria da Mulher.

O suplente seguinte é Pelé, que assume a cadeira na próxima terça-feira (21) na sessão ordinária. Pelé já foi vereador em Cotia por três mandatos. Foi eleito em 1992 pela primeira vez, sendo reeleito em 1996 e depois em 2000. Exerceu o cargo até 2004.

Naquele ano não conseguiu se reeleger pelo PFL, mesmo tendo 1.454 votos, ficando na suplência. Nas eleições seguintes também não conseguiu se eleger, tendo em 2008, 1.447 votos pelo DEM; em 2012, 1.367 votos pelo mesmo partido e em 2016, 1.034 pelo PV.

Mesmo suplente, Pelé assumiu a Câmara de 2009 a 2012, após Almir Rodrigues ocupar secretarias no governo de Carlão Camargo.

Mudanças de secretários

Nesta semana o ex prefeito Ailton Ferreira assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio, já que a vaga estava vazia depois da misteriosa saída de Ademir Rodrigues.

Bispo Sidinei ocupará a cadeira na Secretaria de Relações Institucionais, depois que João dos Santos deixou a vaga para Arildo Gomes, que também saiu para voltar à Câmara.

Além de Fernando Jão e Ângela Maluf, já citados acima, a Secretaria da Educação tem novo comandante, Luciano dos Santos, que entra no lugar de Neusa Abreu, que, segundo comentários, saiu por problemas particulares. Na Secretaria de Obras está interinamente Fabiano Silva, depois que o secretário Rodrigo Dantas e seu adjunto Robson Torquato saíram do cargo por determinação do Ministério Público. Eles aguardam o recurso para poder voltar aos seus postos.

Mas, como já publicou o Jornal Cotia Agora, deve haver mais mudanças. Os comentários no momento são da saída do secretário da Saúde, Magno Sauter, do Turismo, José Genival e de Transportes e Trânsito, Joaquim Brechó.