Desenrola Brasil: Como checar se precisa limpar o nome no Serasa e resolver

O Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, começou na última segunda-feira (17). A iniciativa é voltada para pessoas com CPF negativado, isto é, que possuem dívida inscrita nos cadastros de inadimplentes, como a Serasa e o SPC Brasil.

Podem participar aqueles que tenham dívidas com bancos até 31 de dezembro de 2022. Para verificar a situação do seu CPF junto ao Serasa, é possível:

-Acessar o site da Serasa ou baixar o aplicativo da empresa

No aplicativo ou no site, o interessado deve logar na sua conta, inserindo CPF e senha. Caso ainda não tenha uma conta, é necessário criar uma. Após o login, a plataforma já irá mostrar a situação do seu cadastro.

É possível verificar se há restrições no nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problemas na situação cadastral, além do score de crédito. A consulta é grátis.

Como resolver a situação?
Por meio do Desenrola Brasil, é possível renegociar as dívidas que tenham sido inscritas nos birôs de crédito até o dia 31 de dezembro de 2022, e cujo devedor tenha renda de até R$ 20 mil. Essas são as operações da Faixa 2 do programa.

As negociações podem ser feitas diretamente com as instituições financeiras participantes ou nos canais indicados pelos agentes financeiros, como o Serasa Limpa Nome. Os bancos vão oferecer a possibilidade de renegociação diretamente em seus canais com os clientes, e as condições mudam de uma instituição para outra.

Para resolver a situação junto ao Serasa, é possível negociar e conferir as ofertas disponíveis para o seu CPF por meio da plataforma do Serasa Limpa Nome. É necessário entrar no site oficial de seu banco.

Do Estadão