Dois times paulistas voltam a disputar campeonatos nacionais em 2024

A final da Copa Paulista promete muita emoção neste final de semana, no primeiro jogo que decidirá o campeão do torneio que reuniu equipes tradicionais do futebol de São Paulo.

Portuguesa Santista e São José se enfrentam no estádio Ulrico Mursa, em Santos, às 15h deste sábado, em jogo que promete disputa acirrada, de um lado a Briosa tentando garantir um bom resultado em casa para jogar tranquila na segunda partida em São José dos Campos e do outro a Águia do Vale que teve a melhor campanha e quer deixar o caneco no Vale do Paraíba.

A Copa Paulista reserva uma vaga para a Copa do Brasil e outra para o Brasileirão da Série D, ambos em 2024. O campeão escolhe qual a competição quer disputar e a outra fica para o vice.

Mas, a boa notícia é que ambas as equipes voltam a competir em um campeonato nacional depois de muitos anos. A Portuguesa, depois de 18 anos da última participação, quando disputou a Série C em 2005. Já o São José, está há 24 anos longe de uma competição nacional. A última vez foi a Copa João Havelange, o Brasileirão da primeira divisão, em 2000.

A Briosa é treinada por Sérgio Guedes, que já foi técnico de vários times, como o Santos e importante goleiro do futebol brasileiro.

Por Beto Kodiak – Fotos: Rodrigo Lopes (São José ) e Divulgação (Portuguesa)