Dr. Danylo esclarece tudo sobre o Clareamento Dental

A procura por tratamentos estéticos na odontologia é maior a cada dia, um procedimento muito procurado é o clareamento dental. Entretanto, ainda há muita dúvida sobre esse assunto.

Como funciona o tratamento dental? Quais os tipos de clareamento? Quais os cuidados necessários? Todos podem fazer Clareamento?

Nestas linhas vou tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes.

Como funciona o Clareamento dental?

Independe de se fazer o clareamento dental caseiro ou de consultório, o mecanismo é mesmo, o produto clareador penetra o esmalte do dente até atingir a dentina (camada mais interna do dente), libera oxigênio, que quebra partículas de pigmentos (macromoléculas, que são mais escuras) em moléculas menores (mais claras).

Qual a diferença entre o Clareamento Caseiro e o Clareamento feito no Consultório?

No clareamento caseiro, é feita a moldagem do paciente e em seguida são confeccionadas placas personalizadas que serão ajustadas pelo dentista até ficarem perfeitamente adaptadas. As bisnagas com gel clareador são fornecidas na concentração ideal para cada paciente. O tratamento dura, em média, de 3 a 4 semanas, mas pode variar para cada caso. É necessário o acompanhamento do dentista para que sejam usados produtos clareadores comprovadamente seguros, para que o paciente receba as orientações necessárias (tempo de uso, como adaptar a moldeira, quantidade do produto etc.) e acompanhamento profissional em caso de alguma intercorrência.

No sistema de clareamento dental de consultório, a luz, normalmente à laser, ativa os cristais dentro do gel de branqueamento. Este procedimento envolve o uso cuidadoso e controlado do gel clareador, por conta de sua alta concentração. O gel é aplicado nos dentes pelo dentista após as gengivas terem sido protegidas por uma barreira gengival. Durante o tratamento, o dentista acompanha e observa as reações causadas no paciente, tanto no que diz respeito a eficácia, como ao grau de sensibilidade, para que o procedimento seja feito com segurança. A quantidade de sessões necessária para se obter um resultado satisfatório pode variar, mas normalmente 2 ou 3 sessões apresentam ótimos resultados.

Qual clareamento devo fazer?

Ambos os métodos de clareamento são eficazes, o Clareamento feito no consultório é indicado para quem não tem muito tempo ou busca um resultado mais rápido, uma vez que as sessões duram em média 50 minutos. O Clareamento Caseiro é indicado para pacientes que tenham disciplina para utilizar as placas todos os dias ou que apresentam sensibilidade dentária, já que é possível suspender o tratamento a qualquer momento ou alterar a frequência de uso das placas com o gel clareador.

Atualmente, para obter melhores resultados, recomenda-se que o paciente utilize as duas técnicas ao mesmo tempo, sempre com a orientação e supervisão do cirurgião-dentista.

Contraindicações

O Clareamento dental é uma técnica bastante segura, no entanto, para mulheres que estão grávidas ou amamentando recomenda-se que aguarde passar esse período. Não é indicado para pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo. Pessoas que apresentam sensibilidade dentária necessitam de uma avaliação mais cuidadosa, pois recomenda-se controlar esse quadro primeiro. Não é orientado realizar o Clareamento em pacientes menores de 18 anos.

Importante lembrar que para fazer Clareamento é necessário estar com a saúde bucal em dia, não apresentar inflamação gengival, problemas periodontais, presença de cáries ou tártaro. Pacientes que apresentam múltiplas restaurações podem não obter o resultado desejado porque as restaurações não alteram sua cor com o gel clareador, normalmente é preciso trocar as restaurações após se realizar o clareamento.

Cuidados Durante e Pós Clareamento

Para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento, são necessários alguns cuidados. É importante evitar o consumo de alimentos ácidos, uma vez que podem aumentar a sensibilidade dentária após o tratamento. Alimentos e bebidas muito coloridos ou com corantes devem ser evitados, pois podem causar manchas nos dentes. A mudança de hábitos alimentares e os cuidados com a higiene bucal são fundamentais para que a cor dos dentes se mantenha por um longo período.

Produtos vendidos indiscriminadamente e produtos caseiros

Alguns produtos vendidos indiscriminadamente na internet e algumas receitas caseiras podem até, em alguns casos, remover as manchas dos dentes, mas não foram devidamente testados e não apresentam segurança comprovada. Podem provocar desgaste e remoção do esmalte dentário por serem extremamente corrosivos, o que pode levar ao surgimento de sensibilidade e dor. Por isso, o Clareamento sempre deve ser feito com a orientação de um dentista.

Conclusões

O clareamento dental, independente se caseiro ou de consultório, feito por cirurgião dentista ou sob sua supervisão, é um tratamento seguro, que apresenta ótimos resultados. É necessário analisar as indicações e apresentar uma saúde bucal satisfatória para realizar o tratamento. É preciso muito cuidado com produtos vendidos indiscriminadamente, que podem causar danos, alguns irreversíveis, como desgaste no esmalte dentário. O clareamento dental realizado da forma correta e segura ajuda a melhorar a estética do sorriso, deixando os dentes mais brancos. Sem dúvidas, um sorriso saudável e bonito eleva a nossa autoestima!

Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO/SP 21.664)
Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika)
Telefone: (11) 4148-0996
Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h
Responsável técnico: Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316)