Eletropaulo consegue deixar Cotia 23 horas sem luz. Telefone e água também foram afetados

Por Beto Kodiak

Sim, é isso mesmo que você leu. A Eletropaulo, que agora se chama Enel, mais uma vez brinca com seus clientes, os consumidores de seus serviços que pagam caro por eles.

Nesta terça-feira, por volta das 13h30, um forte vento e depois chuva torrencial afetaram Cotia e, como sempre acontece, a energia acabou.

Começava o tormento de milhares de moradores e comerciantes, que ficaram sem energia elétrica, sendo que retornou às 20h35 da terça-feira e no momento em que escrevíamos esta matéria, acabou de novo às 20h53.

A energia acabou em parte de Cotia, sendo que no Centro, da Igreja da Matriz, sentido Atalaia, todos ficaram sem luz, inclusive os bairros da região, próximos à Estrada do Morro Grande.

Não bastasse a falta de energia, a telefonia foi afetada. Toda vez que acaba luz em Cotia, as torres de telefones de todas as operadoras deixam de funcionar ou operam parcialmente.

Foi um caos em Cotia. Não é a primeira vez. Lojas fecharam suas portas (vejam fotos abaixo) e muitos comerciantes tiveram prejuízos. Moradores tiveram suas rotinas afetadas sem a energia e também sem internet e telefone. Tanto comércio como casas, muitos produtos perecíveis foram para o lixo.

Para piorar ainda mais, soubemos que a Sabesp foi afetada pela falta de energia no Morro Grande e seu maquinário que gera a distribuição de água para a cidade idem.

A Vivo, toda vez que acaba energia em Cotia, suas torres dão pane e muita gente fica sem telefone e internet, mostrando que algo está errado também em seus serviços.

Na redação do Jornal Cotia Agora, faltou de tudo, internet, energia e a água começou a ficar fraca nas torneiras, assim como nas casas das ruas vizinhas. Tentamos contato com as assessorias de imprensa das empresas, mas sem sucesso, já que ficamos sem comunicação.

Encontramos em um giro pela cidade no início da noite de terça, um carro de uma empresa terceirizada da Eletropaulo, onde funcionários disseram que o ocorrido foi na região da Estrada da Roselândia, onde árvores caíram sobre a fiação elétrica.

Justamente a fiação, quando a Eletropaulo divulga em todos os meios de comunicação que investe milhões de reais todo ano para a poda de árvores e galhos para não caírem sobre a fiação, evitando a falta de energia. Pois, toda vez que acaba a luz em Cotia, a desculpa da empresa é a mesma, galhos na fiação.

A energia não voltou na terça-feira, somente na quarta. Em parte do Centro, retornou às 10h20 de quarta. Em outros pontos e bairros, somente às 12h20. No Atalaia muitas casas e comércios ficaram com apenas uma fase de energia.

Conversamos com funcionários da Eletropaulo da parte operacional, que disseram que alguns deles estavam há muitas horas tentando solucionar o problema, cansados, com fome e sede.

Nós do Jornal Cotia Agora pedimos desculpas aos nossos leitores e clientes pelas 24 horas sem poder levar informação aos munícipes. Vamos entrar na Justiça contra a Enel e sugerimos a todos que se sentiram lesados que façam o mesmo. Basta de tratar a população desta forma.

O povo cotiano não aguenta mais esses crimes contra ele, crimes contra os consumidores, que pela lei, a empresa deveria ser punida severamente, o que não acontece.
* O espaço está aberto para as empresas se justificarem.