Em 2020 Cotia poderá ter pronto socorro para cães e gatos

Cotia pode ter em 2020 um novo serviço oferecido aos bichinhos dos munícipes da cidade. Trata-se de atendimento veterinário de urgência para cães e gatos.

Pelo menos é o que quer a Prefeitura ao enviar para a Câmara Municipal um Projeto de Lei Complementar, que cria a Divisão de Pronto Atendimento Animal, promovendo socorro veterinário público, e justifica ser essa uma medida para estar em consonância com o Programa Estadual de Identificação e Controle de População de Cães e Gatos e a Política e Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos.

O PLC, que altera a Lei 253/2018, não informa se haverá um hospital veterinário, mas garante que a Divisão de Pronto Atendimento Animal fará esse serviço e a alteração da lei é o início para que esse objetivo seja alcançado, inclusive, com a eventual inclusão desse projeto nas futuras peças orçamentárias.

Por enquanto Cotia não tem verba para a construção de uma nova estrutura, mas deve usar a atual das secretarias de Meio Ambiente e da Saúde. Não consta no PLC quem poderá ter seu bicho atendido, como, por exemplo, pessoas de baixa renda.

O Projeto foi lido e colocado para votação na sessão da Câmara do dia 3, mas o vereador Eduardo Nascimento pediu vistas. Só que nesta semana, o projeto foi aprovado na última sessão de 2019.

Por Beto Kodiak