Em missão na região da Amazônia, médico de Cotia faz parto de emergência dentro de uma canoa

Muitas pessoas conhecem o médico Thiago Camargo, que atende em Cotia na Policlínica do Portão e em outras unidades de saúde da cidade. Thiago também é colunista do Jornal Cotia Agora.

Nesta semana, o Dr. Thiago teve um momento de muita emoção e profissionalismo. Ele estava em uma missão na região amazônica, quando uma pessoa pediu seu auxílio para realizar um parto de emergência, que acabou sendo feito dentro de uma canoa. A mãe era uma índia da tribo Ticuna.

Conversando com o Jornal Cotia Agora, Dr. Thiago relatou o momento:

“Estava na região amazônica, chegando na cidade de Benjamin Constant (AM) a trabalho, quando fui informado por uma funcionária que estavam pedindo auxílio para uma gestante em trabalho de parto numa canoa ao lado do barco em que cheguei.

Achei até que fosse brincadeira, já que minha especialidade, além de medicina legal e perícias médicas, é ginecologia e obstetrícia.

Rapidamente providenciamos luvas e me direcionei à embarcação, passando a fazer uma rápida entrevista com a gestante sobre o histórico obstétrico, enquanto tentava me acomodar para auxiliar no parto.

As contrações aumentaram e apesar dela não entender tão bem o português, conseguimos uma boa interação e após cerca de 15 a 20 minutos o bebê do sexo masculino nasceu saudável, chorando logo em seguida.

Imediatamente após o parto, os profissionais do SAMU chegaram e auxiliaram no clampeamento do cordão umbilical e na retirada da placenta, encaminhando mãe e bebê até a maternidade local para os cuidados hospitalares. Após passar as informações ao médico plantonista, retornei ao barco. No dia seguinte combinamos uma visita ao hospital, onde mãe e bebê estavam bem”.