EMTU diz que vai estudar pedido de moradores de bairros de Cotia sobre alteração em linha de ônibus

O Jornal Cotia Agora recebeu uma reivindicação de moradores de bairros de Cotia em relação ao transporte na cidade, principalmente em uma linha que é gerenciada pela EMTU, a 503, que liga o bairro do Portão a Caucaia do Alto, mas que, por passar por um pequeno trecho pertencente ao município vizinho, Vargem Grande Paulista, esta linha é intermunicipal.

É a única linha que tem um itinerário diferente, passando pelo Centro de Cotia e pelo Hospital, Prefeitura, Fórum, etc e ela vai até a marginal da Raposo Tavares (km 31,3), faz o retorno próximo à Discovel até o destino final.

Moradores de bairros como Jardim Sabiá, Jardim Ipê, Barro Branco, Nakamura Park e Jardim Eliana reivindicam que essa linha, ao invés de fazer o retorno no local citado acima, se estenda até o km 30 da Raposo Tavares, em um acréscimo de percurso de cerca de 2,5 quilômetros no itinerário, mas que beneficiaria muita gente que usa essa linha, mas que acaba tendo que descer no Km 31,3 e pegar outro coletivo até chegar no km 30 ou 29,5, acarretando mais despesa com o transporte.

Questionamos a EMTU se é possível um estudo junto com o Consórcio Intervias (Danúbio Azul) de haver essa alteração? Um morador nos contou que já fez pedidos à EMTU sobre o assunto, mas que não obteve resposta. Como ele diz nas aspas abaixo:

“A gente que mora nesses bairros só queria isso, um acréscimo no trajeto dessa linha, que beneficiaria em muito a população”.

A EMTU enviou a seguinte nota à nossa redação: “A linha 503 Cotia (Caucaia do Alto) – Cotia (Portão), via Vargem Grande Paulista (Tijuco Preto), em seu sentido volta já atende aos bairros Jardim Sabiá e Nakamura Park. Os passageiros que utilizam a linha podem se integrar ao sistema municipal de transporte, utilizando o cartão BOM e obtendo desconto na tarifa, e acessar diversas regiões do município. Contudo, a sugestão de acréscimo de percurso ao itinerário será considerada nos processos de avaliação da rede de transporte metropolitano, que são realizados periodicamente pela EMTU.