Munícipe tem dificuldades para pagar IPTU de Cotia

O leitor do Jornal Cotia Agora Newton Barcellos entrou em contato com nossa redação para contar que está com dificuldades para pagar o IPTU em agências da Caixa fora da cidade:

Venho relatar a dificuldade que venho encontrando para pagar o IPTU de Cotia em virtude da Caixa Econômica Federal se negar em receber alegando um convênio que só permite o pagamento nas agências da Caixa de Cotia assim dificultando o contribuinte que tem o seu imóvel em Cotia, mas atualmente não dispõe de tempo para pagar o devido tributo na agência do Município. Espero que tal matéria relevante seja abordada por este Jornal junto a Prefeitura de Cotia visando esclarecimento ao cidadão a respeito das devidas providências“.

Entramos em contato com a Prefeitura de Cotia que enviou a seguinte nota:

A Prefeitura de Cotia ratifica o que já foi divulgado anteriormente em relação à cobrança do IPTU. Foram
emitidos dois tipos de boleto: o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) para cobrança do IPTU de proprietários que estão com o cadastro do imóvel desatualizado e, o segundo tipo é a cobrança com códigos de barra e que consta o CPF do proprietário, neste segundo caso, o pagamento pode ser feito em qualquer banco.
No caso do DAM, o pagamento deve ser feito apenas em agência da Caixa Econômica ou lotéricas do município. Caso o proprietário tenha conta neste banco e queira pagar pela internet, precisa entrar em contato com o banco e solicitar a liberação do pagamento. Para evitar este tipo de situação, a Secretaria da Fazenda pede que os proprietários de imóveis procurem o Cit (Centro Integrado Tributário) para regularizarem os seus cadastros e, a partir do próximo ano, possam
receber o boleto com código de barras.
Nestas duas publicações feitas pela Prefeitura é explicado a respeito dos tipos de boletos emitidos, razões para estes tipos de emissões e como o proprietário deve proceder:
http://novo.cotia.sp.gov.br/prefeitura-de-cotia-alerta-que-nao-existem-carnes-falsos-de-iptu-2019/

http://novo.cotia.sp.gov.br/iptu-2019-pagamento-antecipado-e-a-vista-tera-10-de-desconto/