Enel terá que pagar multa de R$ 165,8 milhões por apagão em São Paulo

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica rejeitou na terça-feira (9) um recurso da Enel São Paulo contra a multa imposta pela agência após o apagão na capital paulista, em novembro de 2023.

Com a decisão, a Enel terá que pagar a multa de R$ 165,8 milhões pela interrupção dos serviços, nas fortes chuvas em novembro do ano passado, a região ficou dias sem energia. Segundo a empresa, 25% dos clientes foram afetados.

Multa e recurso
Em fevereiro, a Aneel multou a empresa em R$ 165,8 milhões por considerar que a Enel falhou no atendimento dos clientes e no reestabelecimento dos serviços de energia.

À agência, a Enel pediu a anulação da multa. A empresa alega que os ventos fortes foram atípicos e que a empresa atuou rapidamente para religar os serviços.

A Aneel observou que, embora as fortes chuvas tenham iniciado às 16h de sexta-feira (3 de novembro), o aumento das equipes da Enel SP só se deu na segunda-feira seguinte. Já o pico das unidades sem luz ocorreu entre 18h e 19h da sexta-feira, mas, 24 horas depois, só 60% dos consumidores tiveram o fornecimento de energia restabelecido.

Para a Aneel, na comparação entre 2022 e 2023, a empresa:

-piorou no tempo médio de restabelecimento dos serviços;
-teve desempenho pior no número de interrupções restabelecidas em até 6 horas;
-aumentou o número de consumidores com interrupções acima de 24 horas;
-em 2023, até outubro, atingiu a pior situação de unidades com interrupções acima de 24 horas dos últimos 4 anos;
-nos últimos três anos, tem aumentado o tempo de preparo e atendimento a emergências.

Segundo a área técnica da agência, a principal causa para o tempo de atendimento médio a emergências “fora do razoável” é o dimensionamento das equipes da Enel.

“Ficou evidenciada então uma demora por parte da distribuidora para alocação de equipes para atendimento a ocorrências emergenciais”, disse Thompson.

Por Lais Carregosa, g1